FIFA assume também a luta: “Suazo na linha da frente contra o racismo”

Hondurenho conta episódios de sua carreira

Aos 31 anos, David Suazo é um dos nomes mais sonantes do futebol hondurenho, tendo inclusive estado no Mundial’2010 ao serviço do seu país. Como muitos outros desportistas de elite, o avançado ex-Benfica já enfrentou variadas situações de discriminação.

Aproveitando o décimo aniversário da Resolução de Buenos Aires, o site oficial da FIFA aproveitou para conversar com o avançado do Génova, que contou experiências que atravessou, enumerando também algumas medidas que deveriam ser tomadas na sua ótica.

“Já me senti discriminado por causa da minha cor. Na altura jogava no Cagliari e o jogo era em casa do Verona. Foi uma situação horrível… Ninguém gosta de ser discriminado sempre que toca na bola. As pessoas imitavam macacos e coisas do tipo. Não foi uma boa experiência, foi absurdo e inaceitável. Felizmente, o clube foi multado, o que acabou sendo algo positivo”, confessou o avançado hondurenho.

Apesar dos aspetos negativos que a discriminação acarreta, Suazo enaltece o facto de sempre ter sentido apoio: “Recebi muito apoio e solidariedade. Mas não se trata apenas de um problema pessoal, é preciso apoiar todos os companheiros que são vítimas desse tipo de atitude. São episódios lamentáveis, e muita gente está consciente disso.”

Na hora de apontar medidas, Suazo enumerou algumas e deixou ainda elogios à FIFA por se ter aliado a uma luta cada vez mais planetária: “Existem medidas interessantes, como suspender ou cancelar um jogo quando acontecem atos desse tipo. É algo que dá resultado, porque os responsáveis passam a saber que não estão a prejudicar apenas o seu clube, mas também todos os adeptos que estão no estádio a ver o jogo. Sei que a FIFA está a lutar contra o racismo e acho isso fabuloso. É algo que deve ser feito pelo bem do futebol”

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=691937

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.