Estudantes fazem protesto e pedem cotas sociais e raciais na USP

Estudantes levam faixas de protesto em frente à reitoria da USP (Foto: Fernanda Nogueira/G1)

 

Proposta de mudança em programa de inclusão desagrada universitários.

Reunião do Conselho de Graduação discute alterações no vestibular.

Estudantes de cursinhos comunitários protestam em frente ao prédio da reitoria da Universidade de São Paulo nesta quinta-feira (31). Eles dizem que a discussão sobre a mudança no programa de inclusão de alunos de escola pública, o Inclusp, não é democrática e que gostariam de ser ouvidos para defender um sistema de cotas social e racial na USP.

Eles querem a abertura de discussão para a implementação das cotas na USP. “Antes de ser eleito, o reitor (João Grandino Rosas) afirmou que a USP tinha que discutir cotas. Agora não fala mais sobre o assunto”, disse Leandro Salvati, coordenador do Núcleo de Consciência Negra da USP, que é formado por estudantes, funcionários e conta com 150 alunos de cursinho pré-vestibular.

Uma reunião do Conselho de Graduação discute mudanças no vestibular da Fuvest, que dá acesso à USP. Entre as propostas está mudar o sistema do Inclusp, com a possibilidade de aumentar a bonificação de 12% para 15%, com mudança na forma como o estudante atinge a pontuação. Os 3% de bônus automático deixam de existir e um novo percentual passa a valer de acordo com a participação em uma prova feita durante o ensino médio. A ideia é atrelar o bônus ao mérito, segundo a reitoria.

O protesto tem representantes de outros cursinhos comunitários como o Cursinho da Psico, Rede Emancipa de Cursinhos Populares, AEUSP – Cursinho do Crusp e UNEafro. Segundo Salvati, esses cursinhos reúnem cerca de 3 mil estudantes.

Para os manifestantes, o Inclusp, programa iniciado em 2006, não promoveu a inclusão social e racial na USP. A intenção da universidade é que 30% dos alunos vindos do vestibular fossem de escolas públicas, mas o índice alcançado é de 25%.

http://africas.com.br/site/index.php/archives/10499?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.