Vento pode levar o arsênio de Paracatu para as regiões mais ricas e densamente povoadas do Brasil

Barragem de rejeito da Rio Paracatu Mineração

Por Sergio Ulhoa Dani, de Heidelberg, Alemanha, em 26 de março de 2011

A radiação do reator nuclear avariado de Fukushima, Japão, chegou à Europa ontem viajando milhares de quilômetros com o vento. Foi um acidente limitado no tempo e a quantidade de radiação não afeta a saúde dos europeus, informam os cientistas daqui. O arsênio liberado diariamente pela transnacional canadense genocida Kinross Gold na cidade de Paracatu, noroeste de Minas Gerais pode ser carregado pelo vento para as regiões mais ricas do Brasil, onde continuará sua saga genocida durante séculos ou milênios. Ao contrário da radiação acidental e passageira de Fukushima, a poluição de Paracatu é diária, persistente, autorizada e legalizada por governantes corruptos e técnicos ignorantes.

O arsênio é liberado da maior mina de ouro a céu aberto do Brasil e também a mais venenosa do mundo. Para cada grama de ouro retirado das rochas da mina de Paracatu, a mineradora genocida solta mais de um kilograma de arsênio para a atmosfera, os solos e as águas. Isso mesmo: para cada parte de ouro, são duas mil e quinhentas partes de arsênio puro que, traduzido em letalidade significa que cada grama de ouro extraído desagrega arsênio suficiente para matar 17.500 pessoas.

Como a Kinross promote liberar um milhão de toneladas de arsênio nos próximos 30 anos de mineração de ouro autorizada e legalizada em Paracatu, a massa total e letal de arsênio liberado terá potencial para matar ou adoecer cronicamente sete trilhões (7.000.000.000.000) de seres humanos. As autoridades corruptas de Minas Gerais e do Brasil que receberam “pagamentos facilitadores” da mineradora canadense para autorizar o genocídio com “emprego e renda” batem palmas. Na cidade de Paracatu, crianças já estão morrendo antes de nascer e jovens e adultos estão adoecendo e morrendo antes da hora [1].

Como o arsênio se dispersa tanto pela água quanto na forma de poeira e gás, está sendo levado pelo vento para centenas ou milhares de quilômetros de distância da mina de Paracatu. A figura deste artigo, retirada do site do CPTEC-INPE [2] ilustra essa possibilidade: os ventos que passaram por Paracatu ontem dirijiram-se para o triângulo mineiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Mesmo depois de encerrada a mineração de ouro, o arsênio liberado pela genocida canadense garantirá uma poluição persistente durante séculos ou milênios, soprando todo dia em cima das regiões mais ricas e produtivas do Brasil e América do Sul.

Referências:

[1] Resultados de levantamento preliminar que a mineradora e seus consultores de aluguel conduziram apontam para aumentou do número de abortos espontâneos e câncer após o início da mineração a céu aberto em Paracatu:
http://alertaparacatu.blogspot.com/2011/01/abortos-espontaneos-em-paracatu.html
e
http://alertaparacatu.blogspot.com/2011/01/cresce-o-numero-de-casos-de-cancer-em.html.

http://almacks.blogspot.com/2011/03/vento-pode-levar-o-arsenio-de-paracatu.html. Enviada por Zuleica Nycz.

 

 

Comments (5)

  1. As autoridades governamentais devem tomar as devidas providências, o mais breve possivel.É uma vergonha tal acontecimento numa cidade como Paracatu, de pessoas esclarecidas e ao mesmo tempo mostrando irresponsáveis, em relação a população.
    Senhor prefeito ,dê uma satisfaçao ao seu povo que acreditou e o elegeu!!!
    As autoridades da Saúde, principalmente, devem tomar as medidas cabíveis ,salvando a população de uma grande catastrofe.

  2. Se chegar até brasília não vai haver muito problema não,porque só assim para que os Políticos tomem alguma providência ,isso se não tiver dinheiro no meio da parada,porque se tiver arrisca levar mas tempo ainda pra que providências sejam tomadas viu.Porque ali eles gostam de dinheiro demais da conta viu.

  3. meus pêsames ao pessoal de Paracuru porque com as autoridades que temos , o problema de vocês nunca sera resolvido e o ar , a água e a terra serão contaminados pelo arsênico provocando mais doenças e mortes
    O mesmo ouro que contribuiu para o engradecimento de Paracatu agora destrói e ceifa a vida dos seus habitantes .
    Este assunto ja foi levantado algumas vezes e as autoridades municipais, estaduais e federais não estão nem um pouco preocupadas com o assunto , é notório que propinas devem estar sendo pagas para que não haja investigação de órgãos públicos e a omissão de funcionários .

  4. Então isso exterminara grande parte da humanidade, isso onde passar o vento, porque nada pode sobreviver a esse tipo de contaminação. O que pode ser feito? Qual é a solução?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.