Comissão discute reintegração de posse de acampamentos populares

Possíveis violações de direitos dos moradores das ocupações Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy, localizadas em Belo Horizonte, vão ser investigadas pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para tanto, a comissão faz audiência pública na segunda-feira (28/3/11), às 9 horas, no Auditório da ALMG, a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT). Juntas, as três ocupações totalizam 1,2 mil famílias, sendo duas localizadas na região do Barreiro, e a Dandara no bairro Céu Azul, região da Pampulha.

O temor dos moradores é que, com a reintegração de posse determinada pela Justiça, haja uma operação de desocupação a qualquer momento. No Dandara, as famílias conseguiram suspensão da liminar de reintegração, mas os mandados já foram expedidos para as duas outras ocupações. As áreas onde estão as ocupações Camilo Torres e Irmã Dorothy pertenceram ao Estado e foram vendidas à iniciativa privada pela Codemig. A ocupação Dandara começou em abril de 2009 e as duas outras cerca de um ano antes.

Visita – Depois da audiência pública, a Comissão de Direitos Humanos visita as ocupações Camilo Torres e Irmã Dorothy, no Barreiro, na quarta-feira (30/3/11). A visita acontece às 9h15.

Audiência Pública – 28/3/11 – 9 horas no Auditório

Visita – ocupações Camilo Torres e Irmã Dorothy, 30/3/11 às 9h15

Convidados – Foram convidados a participar da audiência: lideranças da ocupação Camilo Torres, Dayse Antônia França e Elaine Andrade da Silva; o coordenador da ocupação Irmã Dorothy, Lacerda dos Santos Amorim; o advogado Fábio Alves dos Santos, que representa a ocupação Dandara; e Frei Gilvander, que acompanha as ocupações.

Fonte: ALMG – http://www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not_830981.asp. Enviada por Ricardo Álvares.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.