Atenção para a segunda edição do Prêmio Palmares!

O Prêmio Palmares de 2010 teve número surpreendente de inscritos

Por Joceline Gomes

O Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Fundação Cultural Palmares prepara-se para lançar a segunda edição do Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação. O objetivo é destacar monografias de conclusão de graduação e dissertações de mestrado que versem sobre Cultura afro-brasileira, Comunidades tradicionais ou Cultura afro-latina.

Os critérios permanecem basicamente os mesmos da primeira edição, e cada trabalho habilitado será avaliado por dois membros da Comissão Julgadora, formada por 22 professores. Com avaliadores de todas as regiões do País, espera-se que em 2011 os números ultrapassem os de 2010 (veja box), os quais, aliás, já haviam superado as expectativas da comissão organizadora.

Na primeira edição do concurso, foram premiados, dentro das três áreas temáticas propostas (Cultura afro-brasileira, Comunidades tradicionais ou Cultura afro-latina), os melhores trabalhos em cada uma das cinco regiões brasileiras, somando 30 premiações com valores individuais de R$ 4 mil para monografias e R$ 8 mil para dissertações. Em breve, neste portal, você encontrará mais informações sobre o Prêmio e o lançamento oficial do edital.

_______________________________________

Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação 2010 em números:

Total de inscritos: 147 inscrições (sendo 84 dissertações e 63 monografias)

Trabalhos habilitados: 109

Inscrições de candidatos afrodescendentes (autodeclarados): 77 candidatos, o que corresponde a 52,7 % das inscrições.

Inscrições por região: Sudeste (57), Nordeste (44), Sul (29), Centro-Oeste (10) e Norte (7).

Inscrições por área temática: Cultura afro-brasileira (92), Comunidades tradicionais (51) e Cultura afro-latina (4).

http://africas.com.br/site/index.php/archives/8564?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+com/ZLVz+(AFRICAS.com.br)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.