“Presente às Águas”

No dia 2 de fevereiro, a partir das 6h, no Lago do Cantinho do Forte, a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Suppir) vai realizar o evento “Presente às Águas” em parceria com o ICABO – Instituto Cutural Afro-Brasileiro Olufon Deyi, a Colônia de Pescadores Z4, a Associação de Pescadores da Gamboa, as comunidades de terreiro de Cabo Frio, o Fórum de Religiosidade Afro-brasileira da Região dos Lagos e as Instituições de Movimento Negro da Região dos Lagos.

O evento tem objetivos como resgatar e valorizar a procissão marítima de “Nossa Senhora dos Navegantes”; dar visibilidade ao Presente de Iemanja já realizado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras; homenagear a ancestralidade brasileira que teve no mar sua última morada durante a travessia do atlântico no período das grandes navegações e tráfico negreiro.

Além disso, o evento pretende resgatar tradições, costumes e crenças tanto do catolicismo quanto das religiões afro-brasileiras, com apoio e participação de todos os segmentos religiosos. A idéia é fazer com que a ocasião seja a maior manifestação religiosa em prol da liberdade de crença e pelo respeito aos praticantes de todas as religiões, atraindo turistas e ativistas dos Direitos Humanos e constituindo-se em enriquecimento à diversidade cultural em nosso município e em toda a região.

No dia 2 de fevereiro, em todo Brasil, em cidades que têm no mar sua principal fonte de inspiração poética, artística, cultural, econômica, turística e histórica, assim como Cabo Frio, religiosos e turistas comemoram e participam dos festejos à Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Duas capitais brasileiras têm nesse dia suas principais festas religiosas: Porte Alegre e Salvador.

Programação:

A parte da manhã, a partir das 6h, será dedicada às atividades religiosas católicas e afro-brasileiras; a parte da tarde será dedicada ao comércio de artesanato, vestimentas e culinária tradicional cabofriense e afro-brasileira bem como apresentações artísticas, culturais e musicais da cultura afro-brasileira; e a parte da noite será dedicada aos shows de grupos de pagode e baterias de escola de samba.

– A importância para a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial ser uma das realizadoras deste evento é poder reunir e valorizar em uma só atividade três segmentos da sociedade cabofriense de tamanha importância cultural para nossa cidade, que são os pescadores, os praticantes de religiões afro-brasileiras e os ativistas de movimentos sociais que promovem a cultura negra. Com isto, estamos saindo do lugar comum para efetivação de ações que possam concretizar a integração, o entendimento e o diálogo entre todas as culturas e manifestações religiosas de nosso município, em respeito a todos os povos que contribuem para sua existência e desenvolvimento -afirmou Margareth Ferreira, superintendente de Promoção de Igualdade Racial de Cabo Frio.

Autor: Viviane Rocha
Extraído de: Prefeitura Municipal de Cabo Frio

http://africas.com.br/site/index.php/archives/7184?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+com/ZLVz+(AFRICAS.com.br)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.