Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa relembra morte de Mãe Gilda

Amanhã,  dia 21 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi oficializada pela Lei nº 11.635, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 27 de dezembro de 2007.

A data marca, ainda, a morte de Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum. A líder religiosa morreu, em 21 de janeiro de 2000, numa situação de combate contra a intolerância religiosa, praticada por evangélicos em seu templo, localizado no Abaeté, em Itapuã, na Bahia.

As comemorações, no entanto, se iniciam na tarde de hoje, dia 20, na Universidade do Estado da Bahia, com um Seminário Contra a Intolerância Religiosa e a 4ª Caminhada em protesto pela morte de Mãe Gilda. Veja a programação:

Dia 20 de Janeiro de 2011, Seminário Contra a Intolerância Religiosa, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos da Universidade do Estado da Bahia – CEPAIA/UNEB:

14:00 abertura – Toque para os Orixás

14:20 – Palestra

15:00 Mesa 1 – Instalação do GT para Construção do Observatório Contra a Intolerância Religiosa

16:00 Mesa 2 – Instalação do GT para Construção do Programa Estadual de Combate a Intolerância Religiosa

17:00 Mesa 3 – Lançamento do Curso de Extensão para Sacerdotes, Sacerdotizas e Autoridades Religiosas de Matriz Africana / UNEB

17:30 Coffe de Interação

No Dia 21, caminhada saindo do Largo da Sereia até a Lagoa do Abaeté, a partir das 9 horas da manhã.

Por Comunicação Social da SEPPIR/PR com Coletivo de Entidades Negras.

Com base em informações de http://africas.com.br/site/index.php/archives/7226?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+com/ZLVz+(AFRICAS.com.br)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.