RS – Acusado de matar quilombolas é julgado na Capital

Começou às 9h desta quinta-feira o julgamento de Pedro Paulo Back, acusado de assassinar dois quilombolas e tentar matar outros dois em 2008, em Porto Alegre.  O júri é presidido pela juíza da 1ª Vara, Elaine Maria Canto da Fonseca, e é realizado no Foro Central de Porto Alegre. O promotor de acusação é Eugênio Amorim. A previsão é que a sentença do réu saia até o fim da tarde.

Entenda o caso:

O crime ocorreu no dia 4 de dezembro de 2008 na Estrada dos Alpes, localizada no Bairro Cascata em Porto Alegre. O local é reconhecido como comunidade quilombola, de descendentes de escravos negros. As vítimas, que eram irmãs e vizinhas do acusado, faziam parte da Associação do Quilombo dos Alpes.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o réu teria invadido o pátio da casa das vítimas e teria atirado contra Joelma Ellias, que acabara de sair do banho. Teria atirado ainda contra Volmir Ellias enquanto este conversava com Rosângela Ellias. Ela sobreviveu. A ação teria sido motivada pela iniciativa dos irmãos de aterrar vala localizada nos fundos das residências do denunciado e das vítimas. Pedro Back ainda teria tentado atirar em Valdir Ellias quando esse chegava ao local para socorrer os demais, com a suposta finalidade de encobrir o crime.

À Justiça, ele confirmou ter atirado contra as vítimas, alegando, entretanto, estar se defendendo de agressões com pedras, pedaços de madeira e com arma de fogo. O réu aguardou julgamento preso na Penitenciária Modulada Estadual de Osório.

Fonte: Jornal Zero Hora em 09/12/2010

http://www.koinonia.org.br/oq/noticias_detalhes.asp?cod_noticia=6753&tit=Not%C3%83%C2%ADcias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.