Racismo Ambiental no Quilombo de Acauã, Rio Grande do Norte

Vídeo-denúncia realizado e enviado por Luciano Falcão:

“A Prefeitura Municipal de Poço Branco, Rio Grande do Norte, mantém em funcionamento o matadouro público dentro de um lixão! Ambos ficam a 800 metros da Comunidade Quilombola de Acauã. A Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã denunciou o fato ao representante do Ministério Público em Poço Branco, inclusive utilizando para isso o vídeo abaixo”.

Comments (3)

  1. Gostaria de mais informação sobre a incrição do Quilombo no Fundo Brasil de Direitos Humano.
    ícero.

  2. O objetivo de nosso trabalho junto ao Quilombo de Acauã, sediado no Município de Poço Branco (70 KM da capital do RN Natal)é resgatar a DIGNIDADE HUMANA de seus 265 moradores, perdida ao longo de 50 anos.

    Os moradores quilombolas foram atingidos pela construção da Barragem Engenheiro José do Rego Batista Pereira, iniciada em 1959 e inaugurada em 1969.

    As famílias quilombolas, após acordo celebrado entre o prefeito da época e o engenheiro da Barragem de Poço Branco,como também é conhecida, foram removidas para uma pequena área de 4ha (quatro hectares).

    A Associaçãos dos Moradores do Quilombo de Acauã, AMQA, luta desde 2004 pela titulação de território étnico mediante processo administrativo em tramitação no INCRA/RN.

    A AMQA também responde na Justiça Federal do RN, como litisconsorte passivo ao lado do INCRA/RN, a ação movida por fazendeiro objetivando anular o processode regularizaçao fundiária.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.