I Encontro de Turismo em Comunidades Quilombolas

Carine Corrêa

Pela primeira vez no Brasil, diferentes representantes da sociedade civil e de instituições governamentais se reunirão para propor alternativas de desenvolvimento etnosustentável às comunidades tradicionais quilombolas. O I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas será realizado na cidade de Registro (São Paulo), de 07 a 10 de junho, com o objetivo de estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável nestes locais.

Estrategicamente localizadas em áreas com importantes recursos naturais, as comunidades afrodescendentes tradicionais tornaram-se exemplo de sustentabilidade ambiental, resgate cultural e atração turística. O gerente de capacitação do Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo do MMA (Proecotur), Fernando Ferreira, explica que há a intenção de formular políticas públicas que apoiem o desenvolvimento de iniciativas de turismo entre estes povos.

Temos bons exemplos, como os Kalungas de Cavalcanti, em Goiás, que já atuam como guias em suas terras na Chapada dos Veadeiros, e a comunidade de Mumbuca, no Jalapão (TO), que faz artesanato com capim dourado, dentre outras.

O incentivo às visitações terá como principal foco a valorização e o fortalecimento desta cultura por meio do turismo. Outra meta dos organizadores é divulgar, preservar e conservar o patrimônio dos quilombolas.

O evento está sendo promovido em parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário, do Turismo e da Educação e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fundação Palmares e Instituto Socioambiental (ISA). Conta ainda com o apoio do Sebrae (SP), Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e da Prefeitura de Registro.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=5835

Comments (2)

  1. Rodrigo,
    o evento não foi organizado por nós. Se você quiser mais dados sobre comunidades quilombolas, sugiro entre no saite da CONAQ. O da CEPISP é outra alternativa. Já no Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde, que você poderá acessar clicando direto na coluna da esquerda deste blog, onde tem o desenho dele, você pode pesquisar os principais conflitos envolvendo quilombolas no País, com a opção inclusive de buscar por estado. Boa sorte.

  2. Boa tarde, sou acadêmico do curso de turismo da Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Rio Grande do Sul,desenvolvo pesquisa junto ao grupo de educação tutorial PET História da África onde pesquisamos comunidades quilombolas desta região,sendo assim, se possível gostaria de receber artigos e documentos relacionados a temática em estudo e do evento organizado pro vocês.
    Desde já agradeço atenção
    Rodrigo Segovia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.