Carine Corrêa
Pela primeira vez no Brasil, diferentes representantes da sociedade civil e de instituições governamentais se reunirão para propor alternativas de desenvolvimento etnosustentável às comunidades tradicionais quilombolas. O I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas será realizado na cidade de Registro (São Paulo), de 07 a 10 de junho, com o objetivo de estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável nestes locais.
Temos bons exemplos, como os Kalungas de Cavalcanti, em Goiás, que já atuam como guias em suas terras na Chapada dos Veadeiros, e a comunidade de Mumbuca, no Jalapão (TO), que faz artesanato com capim dourado, dentre outras.
O incentivo às visitações terá como principal foco a valorização e o fortalecimento desta cultura por meio do turismo. Outra meta dos organizadores é divulgar, preservar e conservar o patrimônio dos quilombolas.
O evento está sendo promovido em parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário, do Turismo e da Educação e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fundação Palmares e Instituto Socioambiental (ISA). Conta ainda com o apoio do Sebrae (SP), Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e da Prefeitura de Registro.
Rodrigo,
o evento não foi organizado por nós. Se você quiser mais dados sobre comunidades quilombolas, sugiro entre no saite da CONAQ. O da CEPISP é outra alternativa. Já no Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde, que você poderá acessar clicando direto na coluna da esquerda deste blog, onde tem o desenho dele, você pode pesquisar os principais conflitos envolvendo quilombolas no País, com a opção inclusive de buscar por estado. Boa sorte.
Boa tarde, sou acadêmico do curso de turismo da Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Rio Grande do Sul,desenvolvo pesquisa junto ao grupo de educação tutorial PET História da África onde pesquisamos comunidades quilombolas desta região,sendo assim, se possível gostaria de receber artigos e documentos relacionados a temática em estudo e do evento organizado pro vocês.
Desde já agradeço atenção
Rodrigo Segovia