PA – Projetos do PAC chegam a quilombolas no município do Mocajuba

Técnicos da área social da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) estiveram nos dias 17 e 18 de maio na localidade São José do Icatu, no município de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, onde a companhia está construindo com recursos do PAC 50 unidades habitacionais para a comunidade quilombola (descendentes de negros africanos).

O objetivo da visita foi supervisionar o programa social executado na comunidade para gerar trabalho e renda para os moradores. Segundo a supervisora de projetos sociais da Cohab, Nagela Noronha, os quilombolas de Mocajuba têm uma população formada por 72 famílias que vivem basicamente da agricultura (plantação de feijão, pimenta e mandioca).

Para elevar a qualidade da produção e aumentar a rentabilidade dos produtos produzidos pelos quilombolas, foram ministrados neste mês cursos que ensinam como produzir mudas e sementes. Também foi realizado curso de crochê para as mulheres interessadas em obter mais uma fonte de renda.

“É muito importante que as populações beneficiadas saibam que o PAC não se resume apenas a obras de engenharia. Tem também um projeto social”, esclareceu a técnica social da Cohab. O presidente da comunidade de São José do Icatu, José Miguel Brito de Souza, disse que a população está contente com as ações do governo. “Nós nunca tínhamos sido lembrado antes pelo poder público e agora estamos recebendo muitos benefícios”, avaliou.

Além de cursos de capacitação e profissionalizantes, já foram realizadas em São José do Icatu palestras educativas sobre saúde, organização comunitária e preservação do patrimônio físico e ambiental. Estão agendados, ainda, eventos recreativos para adultos e crianças.

http://www.koinonia.org.br/oq/noticias_detalhes.asp?cod_noticia=6439&tit=Not%C3%83%C2%ADcias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.