A Foirn e a valorização do artesanato indígena do rio Negro

FOIRN

O contato com a sociedade não indígena nos trouxe uma dependência de artigos industrializados que se tornaram de primeira necessidade, tais como sabão, panelas de alumínio, anzol e outros. Para adquirir esses produtos, trocávamos nossos artefatos com comerciantes ou com a missão católica. Essas pessoas nos davam em troca os artigos industrializados, porém em quantidades e valores que nunca correspondiam ao real valor dos nossos produtos. Era sempre uma troca injusta, pois eram eles que ditavam o preço a ser negociado. Por exemplo, cestarias que demoravam meses para ficarem prontas eram trocadas por uma barra de sabão, ou um par de roupas usadas. Porém ao adquirirem nossos artefatos, esses comerciantes os vendiam com valor muito mais acima do que pagavam.  Isso fez com que muitos artesãos se desanimassem e deixassem de produzir artesanatos, porque viam que seus produtos não tinham valor. Continue lendo “A Foirn e a valorização do artesanato indígena do rio Negro”

Ler maisA Foirn e a valorização do artesanato indígena do rio Negro

Em comemoração aos 40 anos, CPT convoca “mobilização rebelde e unitária pela vida”

CIMI

O IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que reuniu cerca de mil pessoas de 12 a 17 de julho em Porto Velho, Rondônia, comemorou os 40 anos de fundação da Pastoral por meio de intensos debates entre camponeses, quilombolas, indígenas, agentes pastorais, trabalhadores e trabalhadoras rurais, colaboradores, padres e bispos, que compartilharam os desafios enfrentados pelas populações do campo na atual conjuntura político-econômica do país. Continue lendo “Em comemoração aos 40 anos, CPT convoca “mobilização rebelde e unitária pela vida””

Ler maisEm comemoração aos 40 anos, CPT convoca “mobilização rebelde e unitária pela vida”

Povo Nawa libera servidores e comissão seguirá para Brasília negociar demarcação

CIMI

Depois de acordo construído durante este final de semana, um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) e três do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram liberados pelo povo Nawa. Os servidores foram retidos na Terra Indígena Nawa, município de Mâncio Lima, Acre. Uma delegação com 15 lideranças irá para Brasília negociar com as autoridades federais a conclusão da demarcação do território e exigirão medidas quanto ao ICMBio, que atravanca o procedimento por considerar a área como de preservação ambiental. Continue lendo “Povo Nawa libera servidores e comissão seguirá para Brasília negociar demarcação”

Ler maisPovo Nawa libera servidores e comissão seguirá para Brasília negociar demarcação

Relatório mostra que 10 empresas dominam 75% do mercado mundial de sementes (agora em português)

A pesquisa das organizações Via Campesina e Grain mostra como as corporações avançam para controlar um insumo básico da produção de alimentos

Por Darío Aranda*
Do Página/12 / MST

As grandes empresas do agronegócio promovem leis “que privatizam as sementes” e “judicializam os produtores”. Esta é uma das afirmações da pesquisa realizada pelas organizações internacionais Via Campesina (que reúne movimentos rurais de todo o mundo) e Grain, que analisaram as legislações e políticas públicas de mais de 30 países de quatro continentes. “As sementes camponesas, um dos pilares da produção de alimentos, estão submetidas a um ataque de corporações e governos”, chama a atenção o relatório. As principais empresas do mercado são Monsanto, DuPont Pioneer, Syngenta, Bayer e Dow. Continue lendo “Relatório mostra que 10 empresas dominam 75% do mercado mundial de sementes (agora em português)”

Ler maisRelatório mostra que 10 empresas dominam 75% do mercado mundial de sementes (agora em português)

Gestión territorial indígena: Experiencias y desafíos desde la Amazonía

A continuación compartimos un resumen de las ponencias presentadas, extraído de la relatoría del evento

Servindi – El martes 7 de julio de 2015 en el Hotel José Antonio, ubicado en Miraflores, Lima, se desarrolló el desayuno reflexión “Gestión territorial indígena: Aspectos conceptuales, experiencias y desafíos desde la Amazonía” organizado por GIZ, Agencia Alemana de Cooperación al Desarrollo y Servindi. Continue lendo “Gestión territorial indígena: Experiencias y desafíos desde la Amazonía”

Ler maisGestión territorial indígena: Experiencias y desafíos desde la Amazonía

Colombia: indígenas desplazados aún temen por sus vidas

Más de 300 emberas no pueden volver a sus comunidades por falta de seguridad ante conflicto armado entre Ejército y las Farc

Por Jorge Choque – Servindi

Más de 300 indígenas embera eyabida desplazados por el fuego cruzado entre el Ejército y la guerrilla de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (Farc) no pueden retornar a sus comunidades debido a que no existen las condiciones que garanticen la seguridad de sus vidas. Continue lendo “Colombia: indígenas desplazados aún temen por sus vidas”

Ler maisColombia: indígenas desplazados aún temen por sus vidas

ONU e governo do Brasil lançam hoje (22), em Brasília, a Década Internacional de Afrodescendentes

Hoje (22/7), às 18h30, será oficialmente lançada no Brasil a Década Internacional de Afrodescendentes, durante a abertura do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

SEPPIR

Nesta quarta-feira (22/7) às 18h30, será oficialmente lançada no Brasil a Década Internacional de Afrodescendentes, durante a abertura do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. O evento, realizado em Brasília, contará com a presença do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas do Brasil, Jorge Chediek e da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, entre outras autoridades. Segundo a ministra Nilma, “a Década é uma oportunidade para que os países reflitam e proponham medidas para a superação do racismo, de forma a promover a inclusão e a igualdade racial”. Continue lendo “ONU e governo do Brasil lançam hoje (22), em Brasília, a Década Internacional de Afrodescendentes”

Ler maisONU e governo do Brasil lançam hoje (22), em Brasília, a Década Internacional de Afrodescendentes

O Judiciário no Brasil, segundo Comparato (2)

“Em todo o Brasil a Justiça pode ser comprada”, escreveu, no início do século XIX, visitante estrangeiro. Regra marcou ação dos juízes, do Império à República

Estudo especial de  Fábio Konder Comparato | Imagem: Antonio Parreiras – Outras Palavras

Brasil monárquico

A permanente duplicidade de ordenamentos jurídicos – um oficial, raramente aplicado, e outro não-oficial, mas sempre efetivo – acentuou-se após a independência do país. Como escreveu Sérgio Buarque de Holanda, “dificilmente se podem compreender os traços dominantes da política imperial sem ter em conta a presença de uma constituição ‘não escrita’ que, com a complacência dos dois partidos, se sobrepõe em geral à carta de 24 e ao mesmo tempo vai solapá-la”.[14] Continue lendo “O Judiciário no Brasil, segundo Comparato (2)”

Ler maisO Judiciário no Brasil, segundo Comparato (2)

Crianças e adolescentes são as principais vítimas de violação de Direitos Humanos

Quem deveria contar com uma maior proteção do estado é justamente quem está mais sofrendo com a violência em nosso país. Somente nos seis primeiros meses de 2015, o Disque Direitos Humanos recebeu mais de três mil denúncias relacionadas a crimes contra crianças e adolescentes em Minas Gerais. Conforme dados divulgados pelo governo federal nesta terça-feira, o telefone da central de atendimento do Disque 100 tocou 3.323 vezes para relatar casos de violação dos direitos humanos de menores de idade no estado. Continue lendo “Crianças e adolescentes são as principais vítimas de violação de Direitos Humanos”

Ler maisCrianças e adolescentes são as principais vítimas de violação de Direitos Humanos

Análise aponta que 90% de uma população argentina estava contaminada pelo glifosato

Uma análise realizada em uma população tanto rural como urbano, na comarca de General Pueyrredón, diagnosticou que 90% dos participantes do estudo tinham glifosato ou seu metabólito na urina.

Do Página/12*, na Página do MST

Uma pesquisa realizada pela Associação Civil BIOS diagnosticou que 90% das pessoas que participaram do estudo realizado na comarca bonaerense de General Pueyrredó tinham glifosato ou seu metabólito na urina. Participaram do estudo tanto moradores da zona rural como da urbana. Tendo em conta que muitos alimentos industrializados contêm soja, o resultado é preocupante. Também foi demonstrado que os agrotóxicos evaporam e caem com a chuva. E de todos eles, o glifosato foi o herbicida mais encontrado. Em março, a OMS qualificou o glifosato como uma substância “provavelmente cancerígena”. Além disso, pode provocar diabete, Mal de Parkinson e até Alzheimer. Continue lendo “Análise aponta que 90% de uma população argentina estava contaminada pelo glifosato”

Ler maisAnálise aponta que 90% de uma população argentina estava contaminada pelo glifosato