MPF/SP recomenda medidas para evitar poluição de curso d’água que atravessa terra indígena Jaraguá

Contaminação do Ribeirão Vermelho representa risco ambiental e sanitário para os cerca de 800 habitantes da aldeia

MPF/SP

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou à Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, na Zona Oeste da capital paulista, que adote medidas para impedir a poluição do Ribeirão Vermelho, também chamado de Ribeirão das Lavras, que corta a terra indígena Jaraguá. A área é hoje a menor aldeia demarcada no Brasil, com 1,5 hectare, e possui aproximadamente 800 habitantes. As águas poluídas representam concreto risco ambiental e sanitário à população indígena que vive no local. Continue lendo “MPF/SP recomenda medidas para evitar poluição de curso d’água que atravessa terra indígena Jaraguá”

Ler maisMPF/SP recomenda medidas para evitar poluição de curso d’água que atravessa terra indígena Jaraguá

Cinema no Rio São Francisco chega a 10ª edição

Trajetória do projeto é marcada pela valorização da cultura ribeirinha e pela importância da conservação do Velho Chico 

Levar a magia do cinema para a população ribeirinha do Velho Chico é o maior objetivo do projeto Cinema no Rio São Francisco, que realiza a sua 10ª edição entre os dias 19 de agosto e 02 de setembro (programação abaixo). Outra proposta do projeto é a democratização do acesso à cultura por meio da exibição de curtas e longas-metragens nacionais em comunidades que vivem a beira do rio da integração nacional. Desde 2004, mais de 300 mil pessoas assistiram às sessões de cinema ao ar livre, que reúnem crianças, jovens e adultos, incluindo muitos moradores que nunca haviam visto um filme na telona. Continue lendo “Cinema no Rio São Francisco chega a 10ª edição”

Ler maisCinema no Rio São Francisco chega a 10ª edição

ONU faz apelo para povo Guarani enquanto pistoleiros ‘se preparam para o ataque’

Survival

A Organização das Nações Unidas fez um apelo ao governo brasileiro para tomar medidas urgentes tendo em vista que pistoleiros cercaram diversas comunidades Guarani, ameaçando os índios com um ataque iminente.

Milhares de Guarani defendendo pedaços minúsculos das suas terras ancestrais estão vivendo com medo de serem expulsos pela força. Um porta-voz Guarani de uma comunidade, Tey’i Jusu, alertou que os pistoleiros estão fazendo patrulhas diárias, e que “pode ocorrer confronto a qualquer momento … É lutar e morrer pelas terras se for necessário.” Continue lendo “ONU faz apelo para povo Guarani enquanto pistoleiros ‘se preparam para o ataque’”

Ler maisONU faz apelo para povo Guarani enquanto pistoleiros ‘se preparam para o ataque’

No MA, Sem Terra ocupam latifúndio e denunciam inoperância dos órgãos responsáveis

Cerca de 150 famílias ocuparam a Fazenda São Francisco, no Município de Amarante (MA). A área reivindicada pode chegar a 10 mil hectares

Da Página do MST

Cerca de 150 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam, na madrugada deste sábado (15), a Fazenda São Francisco, no Município de Amarante do Maranhão. Continue lendo “No MA, Sem Terra ocupam latifúndio e denunciam inoperância dos órgãos responsáveis”

Ler maisNo MA, Sem Terra ocupam latifúndio e denunciam inoperância dos órgãos responsáveis

Bolivia: “Defensa de territorios indígenas es parte esencial de lucha descolonizadora”

Servindi, 17 de agosto, 2015.- La defensa de los territorios indígenas de su desterritorialización extractivista y de su despojo es pieza importante de la lucha anticapitalista y segmento fundamental de la lucha anticolonial y descolonizadora, advirtió Raúl Prada Alcoreza.

Así lo sostiene Raúl Prada, ex-constituyente y ex-viceministro de planificación estratégica en su artículo Territorios indígenas y descolonización publicado por Bolpress y que reproducimos a continuación: Continue lendo “Bolivia: “Defensa de territorios indígenas es parte esencial de lucha descolonizadora””

Ler maisBolivia: “Defensa de territorios indígenas es parte esencial de lucha descolonizadora”

Rita Potyguara defende educação étnico-racial no Brasil

Em entrevista a Seppir, gestora do Ministério da Educação fala sobre a importância da educação no enfrentamento ao racismo

SEPPIR

Primeira mulher indígena a assumir um cargo de direção no Governo Federal, a potiguara Rita Gomes do Nascimento está à frente da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais, do Ministério da Educação (MEC).  Continue lendo “Rita Potyguara defende educação étnico-racial no Brasil”

Ler maisRita Potyguara defende educação étnico-racial no Brasil

Na luta pela terra e por um mundo mais justo, perdemos um grande lutador!

Cimi Regional Sul

Seu Chico, como era conhecido, tinha 53 anos e, desde o final da década de 1980, lutava na região metropolitana de Porto Alegre, juntamente com centenas de famílias indígenas, pelo direito a um pedaço de terra para viverem e pela garantia de espaços públicos onde pudessem comercializar os seus produtos, especialmente os artesanatos e as cestarias de taquara e cipó. Continue lendo “Na luta pela terra e por um mundo mais justo, perdemos um grande lutador!”

Ler maisNa luta pela terra e por um mundo mais justo, perdemos um grande lutador!

Câmara aprova financiamento privado de campanha e mantém porta aberta para a corrupção

Marcela Belchior – Adital

Na direção oposta aos interesses democráticos, defendido nos últimos anos pelos movimentos sociais e setores da sociedade civil organizada, a Câmara dos Deputados votou e aprovou em segundo turno o financiamento privado de campanha. O tema é considerado o núcleo duro da corrupção política no Brasil, figurando como o principal meio de interferência do favorecimento do setor privado em detrimento da garantia dos direitos da população. Continue lendo “Câmara aprova financiamento privado de campanha e mantém porta aberta para a corrupção”

Ler maisCâmara aprova financiamento privado de campanha e mantém porta aberta para a corrupção

Assassinato de defensor dos 43 desaparecidos denuncia responsabilidade do Estado mexicano

Marcela Belchior – Adital

Uma política de genocídio, que não apenas se omite em dar respostas à sociedade mexicana, como também nega proteção e atenta contra a vida de seus defensores. Quem faz esta leitura da morte de Miguel Ángel Jiménez, líder comunitário assassinado no último dia 08 de agosto, é o presidente da Liga Mexicana de Direitos Humanos, Adrián Ramírez. Em entrevista à rede de televisão venezuelana TeleSur, Ramírez situa o crime em um contexto maior, em que, segundo ele, as autoridades públicas do país apontam responsabilidades para uma suposta delinquência, quando, na verdade, é o próprio Estado que oprime a população. Continue lendo “Assassinato de defensor dos 43 desaparecidos denuncia responsabilidade do Estado mexicano”

Ler maisAssassinato de defensor dos 43 desaparecidos denuncia responsabilidade do Estado mexicano

Governo quer superar clima de pessimismo e ampliar diálogo, diz Edinho Silva

Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil

Um dia após a terceira série de manifestações pelo país contra o governo da presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, informou hoje (17) que a mobilização de ontem (16) foi vista como “um fato natural dentro da normalidade democrática” e que o governo está trabalhando para superar as dificuldades que levaram os insatisfeitos às ruas. Continue lendo “Governo quer superar clima de pessimismo e ampliar diálogo, diz Edinho Silva”

Ler maisGoverno quer superar clima de pessimismo e ampliar diálogo, diz Edinho Silva