“A economia verde: a nova cara do capitalismo” é uma coletânea de artigos crítica à vertente, por considerá-la benéfica apenas para os empresários que se envolvem em projetos tidos como ecologicamente sustentáveis, os quais, na verdade, não gerariam nada além de lucro. A publicação contém diversos boxes didáticos sobre temas como os créditos de carbono e o novo código florestal, e aborda também história da economia verde e as tecnologias a ela relacionadas. Continue lendo ““A economia verde: a nova cara do capitalismo” – coletânea para baixar”

Financeirização da Natureza será debatida de amanhã, 24, a 27/08, em Belém
Cerca de 80 pessoas estarão reunidas em Belém para a Conferência Latino-Americana sobre Financeirização da Natureza. O encontro acontece de 24 a 27de agosto com a expectativa de gerar muitos debates e reflexões sobre a mercantilização e financeirização da natureza que gera impactos e violações de direitos das comunidades tradicionais e riscos para os bens comuns. Há uma grande preocupação com os projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais, como REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal). Muitas vezes eles invertem a realidade sobre quem é responsável pelo desmatamento, além do fato de que ao ingressarem nesses projetos, as comunidades correm sérios riscos de perderem o direito a tomar decisão sobre o uso e o futuro de seus territórios e pelos impactos em seus modos de vida e identidade. Continue lendo “Financeirização da Natureza será debatida de amanhã, 24, a 27/08, em Belém”

STF investigou 500 parlamentares desde 1988, mas condenou apenas 16
Por Gabriela Salcedo, Edson Sardinha e Sara Resende, em El País
Há três séculos, o filósofo francês Montesquieu consagrou a teoria da separação dos poderes, que fundamenta até hoje a estrutura dos chamados Estados Democráticos de Direito. Nesse modelo adotado pelo Brasil, o Legislativo faz a lei, o Executivo a aplica e o Judiciário fiscaliza o seu devido cumprimento. Um impede que o outro seja absoluto. Esse ideário inspirou o traçado da Praça dos Três Poderes, em Brasília, que reúne em cada vértice suas respectivas sedes: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Na triangulação concebida por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, não há árvore nem qualquer obstáculo ao campo de visão.
Continue lendo “STF investigou 500 parlamentares desde 1988, mas condenou apenas 16”

Eduardo Viveiros de Castro: ‘O que se vê no Brasil hoje é uma ofensiva feroz contra os índios’
Antropólogo lança livro ‘Metafísicas canibais’ e expõe fotografias na mostra ‘Variações do corpo selvagem’
Por Guilherme Freitas, em O Globo
RIO – Certa vez, ao dar uma palestra em Manaus, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro deparou-se com uma plateia dividida entre cientistas e índios. Enquanto apresentava suas teses sobre o perspectivismo ameríndio, conceito desenvolvido a partir da cosmologia dos povos com que estudou na Amazônia, notou que a metade branca da plateia ia perdendo o interesse. No fim da palestra, diante do silêncio dos cientistas, uma índia pediu a palavra para alertá-los: “Vocês precisam prestar atenção ao que o professor aí está dizendo. Ele está dizendo o que a gente sempre disse”. Continue lendo “Eduardo Viveiros de Castro: ‘O que se vê no Brasil hoje é uma ofensiva feroz contra os índios’”

Em ‘A queda do céu’, Davi Kopenawa e Bruce Albert apresentam o pensamento yanomami
Parceria entre líder indígena e etnógrafo francês, obra impactou a antropologia com interlocução entre sistemas cosmopolíticos
Por Bolívar Torres, em O Globo
RIO — A parceria entre Davi Kopenawa, um xamã versado no mundo dos brancos, e Bruce Albert, um etnógrafo com longa familiaridade com seus anfitriões, começou com um completo mal-entendido. Então aprendiz da sua profissão, o francês conheceu o futuro líder yanomami quando este ainda trabalhava como intérprete da Funai, em 1978. Ambos tinham 20 e poucos anos e uma ideia distorcida um do outro: Albert ouvira falar de Kopenawa como um índio aculturado a serviço dos militares, enquanto Kopenawa ouvira rumores de que Albert seria um perigoso estrangeiro infiltrado nas terras de seu povo. As caricaturas cruzadas, porém, não demoraram para se desmanchar. Assim que se viram juntos em uma sessão xamânica, descobriram que compartilhavam o compromisso com os yanomami e o engajamento contra o garimpo dos brancos que exterminava a etnia. Continue lendo “Em ‘A queda do céu’, Davi Kopenawa e Bruce Albert apresentam o pensamento yanomami”

MS – Guarani e Kaiowá retomam parte do tekoha Ñanderu Marangatu, em Antonio João
Informativo urgente de Aty Guasu
Hoje, 22 de agosto de 2015, mais de 300 indígenas Guarani e Kaiowa reocupam a parte do tekoha Ñanderu Marangatu, localizada no município de Antonio João, MS, Brasil.
A terra indígena tekoha Ñanderu Marangatu já foi demarcada e homologada pelo Presidente da República do Brasil em 2005, mas a posse da terra é bloqueada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As comunidades Guarani e Kaiowa foram despejadas do tekoha no dia 15/12/2005. Continue lendo “MS – Guarani e Kaiowá retomam parte do tekoha Ñanderu Marangatu, em Antonio João”

Entrevista Especial Adital: Médicos enfrentam setor privado e lançam contraofensiva pela saúde pública
Por Marcela Belchior, na Adital
Numa conjuntura nacional imersa numa ofensiva conservadora que tenta, por várias frentes, enfraquecer a Saúde pública e gratuita no Brasil e impor o interesse privado dos planos de saúde e outros mercados, uma iniciativa acaba de chegar para se somar à luta pela garantia do acesso médico a toda a população: a Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares. Nascida para se contrapor ao setor elitista da categoria médica, que pretende restringir o acesso à saúde a uma minoria, a entidade propõe ao debate público o retorno da natureza solidária dos profissionais da Medicina e o fortalecimento das políticas públicas do Estado para que todas e todos tenham acesso à saúde.
Para discutir o assunto, a Adital entrevistou Augusto Cezar, médico da família e integrante da Rede. Ele explica que uma das principais causas desse esforço coletivo é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem sendo continuamente ameaçado pelo setor privado, sobretudo pelos planos de saúde, que se utilizam do poder do capital para orientar a atuação de parlamentares em nome da ampliação do mercado e o consequente enfraquecimento das políticas públicas do Estado na saúde. Continue lendo “Entrevista Especial Adital: Médicos enfrentam setor privado e lançam contraofensiva pela saúde pública”

“Essa Agenda Brasil é uma fraude. A prioridade absoluta deve ser tomar conta da rede urbana”. Entrevista especial com Carlos Lessa
“Falta ao Brasil protagonismo. Qual é o protagonismo urbano possível? Acredito que tem de haver uma discussão grande dentro do Brasil, mas acho — pode ser que eu esteja errado — que o sonho que unifica qualquer brasileiro da cidade é o de ter a casa própria, e temos de discutir isso em profundidade”, afirma o economista.
Por Patricia Fachin, em UHI On-Line
A crise econômica que anuncia a estagnação da indústria e até recessão, “não surpreende” e é consequência da opção de manter a economia ativa através do endividamento das famílias, afirma o economista Carlos Lessa em entrevista à IHU On-Line, concedida por telefone. “Há muito tempo eu achava que seria impossível segurar a economia brasileira da maneira que vinham tentando fazê-lo, ou seja, segurar a economia sem reconstruir um modelo de longo prazo para o país como um todo, sem ter uma visão de futuro, sem ter um projeto nacional”, diz. Continue lendo ““Essa Agenda Brasil é uma fraude. A prioridade absoluta deve ser tomar conta da rede urbana”. Entrevista especial com Carlos Lessa”
UEMS tem o primeiro indígena formado em engenharia ambiental no Estado
Acadêmico é Guarani-Kaiwoá e quer ajudar no sistema de saneamento básico das aldeias
Por Rogério Vidmantas , no Capital News
O acadêmico Zenaldo Moreira Martins fez a defesa da sua monografia nesta sexta-feira na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Dourados, faltando agora apenas a colação de grau para ser oficialmente graduado em Engenharia Ambiental. O fato ganha ainda mais importância por Zenildo ser o primeiro indígena do Estado a conseguir o título. Continue lendo “UEMS tem o primeiro indígena formado em engenharia ambiental no Estado”

Manuela Picq: Deportada do Equador, jornalista brasileira chega no Rio
Por Gabriel Vasconcelos, da Folhapress/BemParaná
A acadêmica e jornalista brasileira Manuela Picq, 38, detida no último dia 13, em Quito, durante uma manifestação contrária ao governo do presidente equatoriano, Rafael Correa, chegou ao Brasil na manhã deste sábado (22), após ter seu visto cassado. Com um sorriso no rosto, ela foi recepcionada por amigos e pela mãe, a economista Lena Levinas, no Aeroporto do Galeão, no Rio.
Ao desembarcar, a jornalista voltou a criticar o governo do Equador. “É um Estado extrativista que tem vendido os recursos naturais para a China e oprimido os levantes indígenas”, disse a brasileira. “Há uma crise da esquerda em toda a América Latina. Mas aqui, mesmo com a Lava-Jato, vê-se um Estado de Direito atuante. No Equador, ministros que fizeram coisas piores permanecem em seus cargos com amplo domínio sobre o Judiciário”, comparou.
Continue lendo “Manuela Picq: Deportada do Equador, jornalista brasileira chega no Rio”
