II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Siglos XIX-XXI. Avances, perspectivas y retos

O II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Sigilos XIX-XXI. Avances, perspectivas y Retos será realizado em Santa Rosa, Argentina, de 20 a 24 de setembro de 2016. O evento está com prazo aberto até 20 de novembro de 2015 para submissão de trabalhos em seus 95 simpósios. O simpósio número 78, intitulado Derechos Colectivos de Los Pueblos Indígenas y su Impacto en la Concepción de los Derechos Humanos,  terá coordenação de Alejandro Médici (UNLP, Argentina), Carlos Frederico Marés de Souza Filho (PUCPR, Brasil) e Fernando Antônio de Carvalho Dantas (UFG, Brasil). Informações completas sobre o evento podem ser encontradas AQUI.

* * *

El primer CIPIAL (Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Siglos XIX-XXI) tuvo lugar en Oaxaca, México, en octubre de 2013, y el próximo será entre el 20 y 24 de septiembre de 2016 en Santa Rosa (La Pampa) Argentina, momento a partir del cual se espera que se realice cada dos años en distintos países. Continue lendo “II Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Siglos XIX-XXI. Avances, perspectivas y retos”

Ler maisII Congreso Internacional Los Pueblos Indígenas de América Latina. Siglos XIX-XXI. Avances, perspectivas y retos

Manifesto Aberto da Juventude Indígena e Povo Kaingang do Paraná: Repúdio a falsas lideranças

Nós, juventude indígena e Povo Kaingang do estado do Paraná, viemos por meio desta manifestar repúdio sobre as declarações que o deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC), vem afirmando na mídia e no Congresso Nacional, que os Povos indígenas do Sul do Brasil são a favor da Pec 215.

Salientamos também a existência de uma minoria indígenas, corrompidos pela questão do arrendamento, nas Terras indígenas nos três estados da região, que não nos representam.

Estes dois indígenas não representam os 33 mil Kaingangs habitantes do Sul do Brasil, portanto eles não tem nenhum poder sobre quaisquer ações em nome do Povo Kaingang. Continue lendo “Manifesto Aberto da Juventude Indígena e Povo Kaingang do Paraná: Repúdio a falsas lideranças”

Ler maisManifesto Aberto da Juventude Indígena e Povo Kaingang do Paraná: Repúdio a falsas lideranças

AGU combate grilagem em área de 900 mil hectares no Amazonas

Área no município de Pauini que está sendo protegida equivale a 1,2 milhão de campos de futebol

Por Portal Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou nesta sexta-feira (23), pedido de cancelamento de duas matrículas de terrenos criadas com claros indícios de fraude no Amazonas. As inscrições no cartório são relativas a um imóvel rural localizado no município de Pauini com quase 900 mil hectares, área equivalente a 1,2 milhão de campos de futebol.

O requerimento é embasado em provas de que as matrículas da fazenda chamada “Seringal Serra Verde” foram transcritas desobedecendo à sequência de certidões de imóveis e sem menção do registro anterior das áreas. O imóvel abrange a terra indígena Inauini/Teuini e outra parte consiste em terras do Estado. A região é conhecida como Recreio Ipiranga. Continue lendo “AGU combate grilagem em área de 900 mil hectares no Amazonas”

Ler maisAGU combate grilagem em área de 900 mil hectares no Amazonas

A luta contra a PEC 215, por Elaine Tavares

Cimi

No sistema capitalista de produção a humanidade só tem sentido se estiver a serviço das coisas. Da mesma forma, os trabalhadores em geral só são considerados como produtores de coisas que, por sua vez, farão a riqueza daqueles que são os donos dos meios de produção. A vida da pessoa que produz coisas para os donos das empresas ou das terras não tem a menor significação. Ela só vale enquanto estiver em condições de produzir e gerar lucro. Se não estiver girando essa roda, a pessoa em si não importa. Essa é uma verdade inquestionável dentro do sistema capitalista. E é por isso que pessoas como os índios, por exemplo, não tem a menor importância para quem defende esse sistema. Para essas pessoas, o índio é um inútil, não produz coisas, não garante lucro, logo, é passível de ser exterminado. Continue lendo “A luta contra a PEC 215, por Elaine Tavares”

Ler maisA luta contra a PEC 215, por Elaine Tavares

Assassinato de ambientalista e as dificuldades na administração da Rebio

Por Domingos de Almeida, Justiça nos Trilhos

No dia 25 de agosto deste ano, o casal de agricultores ambientalistas e conselheiros da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, sofreram uma emboscada enquanto percorriam o trajeto entre a cidade de Buriticupu e a sua comunidade, Brejinho do Rio das Onças II, dentro da Rebio, no município de Bom Jardim (MA). Continue lendo “Assassinato de ambientalista e as dificuldades na administração da Rebio”

Ler maisAssassinato de ambientalista e as dificuldades na administração da Rebio

OEA recebe denúncias de violações sistemáticas do direito à água por projetos de mineração e hidrelétricas nas Américas

Justiça Global

Washington, Estados Unidos – A sociedade civil chama a atenção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a crescente pressão sobre os recursos naturais para o desenvolvimento de atividades extrativistas, nas quais se destacam a mineração e a construção de barragens. Estes processos, que têm gerado uma violação sistemática do direito à água na América Latina, serão tema da audiência da CIDH, na capital dos Estados Unidos, às 18h15 (horário de Brasília), com transmissão online ao vivo. Continue lendo “OEA recebe denúncias de violações sistemáticas do direito à água por projetos de mineração e hidrelétricas nas Américas”

Ler maisOEA recebe denúncias de violações sistemáticas do direito à água por projetos de mineração e hidrelétricas nas Américas

Jogos Indígenas: um mundo de contradições, por Egon Heck

Egon Heck, do Secretariado Nacional, Cimi Regional Goiás/Tocantins

Na semana em que acontece a abertura do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, lideranças denunciam na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), o genocídio de seus povos em várias regiões do Brasil e, principalmente, no Mato Grosso do Sul. Neste mesmo estado, na Assembleia Legislativa, foi instalada a “CPI do Genocídio”. Continue lendo “Jogos Indígenas: um mundo de contradições, por Egon Heck”

Ler maisJogos Indígenas: um mundo de contradições, por Egon Heck

Sem Terra entram com requerimento para barrar pedido de reintegração de posse no MT

As mais de mil famílias estão ocupando a fazenda Saco do Céu, no município de Nova Andradina, desde o dia 21 de agosto de 2015.

Da Página do MST

Cerca de mil famílias Sem Terra que ocupam a fazenda Saco do Céu, localizada no município de Nova Andradina (MS), na região de Nova Casa Verde, desde o dia 21 de agosto decidiram em assembleia entrar com um requerimento, pedindo ao Juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro da Comarca de Nova Andradina, a suspensão da reintegração de posse da área. Continue lendo “Sem Terra entram com requerimento para barrar pedido de reintegração de posse no MT”

Ler maisSem Terra entram com requerimento para barrar pedido de reintegração de posse no MT

Feira da Reforma Agrária debate impactos dos agrotóxicos e transgênicos

Seminário reuniu pesquisadores e especialistas de diversas entidades, que analisaram os efeitos desses alimentos no Brasil e no mundo.


Por José Coutinho Júnior, da Página do MST

Além da venda de produtos e da programação cultural, a 1a Feira Nacional da Reforma Agrária é palco de debates e seminários. Na manhã desta sexta-feira (23) ocorreu o seminário “a realidade dos agrotóxicos e transgênicos no Brasil e seus impactos sobre a saúde humana e ambiente”. Continue lendo “Feira da Reforma Agrária debate impactos dos agrotóxicos e transgênicos”

Ler maisFeira da Reforma Agrária debate impactos dos agrotóxicos e transgênicos

Instituições seguem ENSP em repúdio à portaria do MTE sobre uso do amianto

Informe ENSP

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva, por meio dos Grupos Temáticos Saúde do Trabalhador (GTST/Abrasco) e Saúde e Ambiente (GTSA/Abrasco), e o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) torna público seu repúdio à Portaria Nº 1.287, de 30 de setembro de 2015, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que ao instituir, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, a Comissão Especial para Debater o Uso do Amianto no Brasil, sob o prisma do uso seguro (grifo nosso), age de forma unilateral, desrespeitosa e irresponsável, desconsiderando todo um longo e árduo processo de lutas e de avanços rumo ao banimento do uso do amianto no Brasil. As instituições seguem o posicionamento da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca que já declarou, em nota oficial publicada em 5 de outubro, seu total desacordo com tal portaria. É importante lembrar que a Abrasco e o Cebes são parceiras da ENSP na construção de um sistema de saúde público e de qualidade para todos. Confira, abaixo, as íntegras das notas da Abrasco/Cebes e da ENSP/Fiocruz. Continue lendo “Instituições seguem ENSP em repúdio à portaria do MTE sobre uso do amianto”

Ler maisInstituições seguem ENSP em repúdio à portaria do MTE sobre uso do amianto