Escândalo do dia: Câmara dos Deputados retoma o debate sobre mineração nos Territórios dos Povos Indígenas

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (9/11), a primeira reunião ordinária da Comissão Especial destinada a “proferir parecer” sobre o Projeto de Lei No. 1610/96, que dispõe sobre “a exploração e o aproveitamento de recursos minerais em terras indígenas”. O principal assunto da pauta foi a eleições do presidente e dos três vice-presidentes. Os cargos foram assim distribuídos:

  • Presidente: Deputado Padre Ton (PT/RO)
  • Primeiro Vice-Presidente: não definido
  • Segundo Vice-Presidente: Deputado Berinho Bantim (PSDB/RR) – matéria publicada pela Agência Câmara, no último dia 27/10, informa que o deputado teria dito que “o governo federal ‘mutilou’ o estado de Roraima com as demarcações de terras indígenas; que fez apelo para que seja colocado em votação o Projeto de Lei 1610/96, do Senado Federal, que permite a lavra de recursos minerais em terras indígenas mediante autorização do Congresso Nacional e com pagamento de royalties para os índios e para a Funai. Além disso, pediu que o governo federal fiscalize as ONGs que atuam em prol da saúde dos índios, para onde “escoa o dinheiro público”, em seu entendimento”.
  • Terceiro Vice-Presidente: Deputado Cleber Verde (PRB/MA) – disse ao microfone que defende “o direito do povo garimpeiro”.
  • Relator: Deputado Edio Lopes (PMDB/RR) – disse ao microfone que o Brasil não pode deixa de explorar as riquezas minerais que estão nas terras indígenas.

Pelo regimento da Casa, a primeira vice-presidencia é do PT e segundo foi informado, o partido indicou ao cargo o Dep. Fernando Ferro (PT/PE).

Entretanto, foi comentado publicamente que está em “negociação” o PT abrir mão dessa vaga, em benefício do PMDB.

Abaixo, o link para acessar a lista de integrantes da comissão:

http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/54a-legislatura/pl-1610-96-exploracao-recursos-terras-indigenas/conheca-a-comissao/ato-de-constituicao

Estão em pauta as seguintes proposições legislativas:

Enviada pro Ricardo Verdun.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.