Audiência pública da TKCSA será dia 15, às 10 horas, em Santa Cruz

No dia 15 de setembro, quinta-feira, às 10h00, a SEA e o INEA realizarão uma audiência pública com o objetivo de legitimar a concessão da licença de operação para a TKCSA. Se pretendemos impedir essa licença, esse é o momento!

A audiência será às 10 horas, no Colégio Maria Helena Alves Portilho, na Reta João XXIII, em Santa Cruz.

Os problemas relacionados à TKCSA ganharam algum espaço na mídia, mas a poluição em Santa Cruz permanece a mesma, os moradores do entorno do empreendimento continuam adoecendo e os pescadores artesanais vêm enfrentando dias cada vez mais difíceis. Mesmo assim, a SEA–Secretaria Estadual do Ambiente e o INEA–Instituto Estadual do Ambiente planejam liberar a licença definitiva de operação para a TKCSA mediante a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Existem muitos exemplos de como os TACs funcionam, normalmente justificam a liberação das licenças, mas na prática não mudam em nada a forma de atuação da empresa. É tudo o que a empresa quer!

Exigimos que os moradores e pescadores artesanais sejam compensados por todos os danos causados pela Usina até hoje e que os impactos socioeconômicos e ambientais da TKCSA sejam seriamente mensurados.

NÃO AO TAC E À LICENÇA DE OPERAÇÃO DA TKCSA!

Comments (4)

  1. Sugiro que compareça à audiência pública do dia 20, às 17 horas, no Colégio Estadual Erich Walter Heiner, na Rua Manoel Lourenço dos Santos S/N. Será a melhor forma de se integrar ao coletivo e à luta. Outro abraço.

    Em tempo: inscrição feita. Obrigada.

  2. Boa Tarde! Sou professor de Geografia em Santa Cruz e morador da Zona Oeste. Tenho acompanhada as mazelas socioambientais criadas pela TKCSA na região. Gostaria muito de colaborar e torca ideias com pessoas envolvidas na defesa da população da região. Tenho guardado alguns materiais sobre a empresa, escritos alguns pequenos textos e conversado com alunos que são moradores do entorno da empresa e queria socializar estas vivência. Um abraço.

  3. Penso que talvez a primeira coisa seja estar presente na audiência pública e, lá, trocar idéias com a associação de moradores que está articulando a luta contra tudo isso.

  4. Boa tarde.

    Como morador de Santa cruz há mais de trinta anos não poderia deixar de manifestar meu desapontamento com o Governo do Estado perante a instalação da TKCSA em meu bairro. Meu filho de apenas três anos sofre de problemas respiratórios e, recentemente, minha esposa voltou a ter problemas com a rinite. Acreditamos, minha família e eu, bem como muitos vizinhos, que isso tem a ver diretamente com o funcionamento da TKCSA e gostaríamos de saber o que se pode fazer de forma eficiente contra a empresa. No que puder ser útil, estou disponível para qualquer que seja a manifestação contra a empresa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.