Estradas que dão acesso ao PDS Esperança são desbloqueadas mas tensão continua no local

As estradas que dão acesso ao Projeto de Desenvolvimento Social (PDS) Esperança, em Anapu (PA), e que haviam sido bloqueadas há mais de uma semana por um grupo de assentados na área como forma de protesto contra a retirada ilegal de madeira do assentamento, estão sendo liberadas nesse momento.

A Polícia Federal e a Força Nacional estão no local desde quarta feira, dia 19 de janeiro, para controlar a tensão na região e impedir que mais um conflito aconteça. Segundo irmã Kátia, da Congregação de Notredame, a mesma a que pertencia irmã Dorothy Stang, mesmo com a presença da polícia a tensão é grande no local.

Depois de uma reunião com a superintendente do Incra de Santarém, Cleide de Souza, o grupo de assentados, acompanhados pela CPT, conseguiu o compromisso do Incra em atender três de suas reivindicações: a construção de uma guarita na entrada do PDS, de forma a controlar a entrada e saída de veículos do local, impedindo assim o traslado de caminhões dos madeireiros; a revisão e vistoria da estrada que ainda está sendo construída no local, pois com a ação dos madeireiros, carretas carregadas de toras de madeira acabam destruindo toda a estrada; e a revisão ocupacional do PDS Esperança, já que algumas pessoas que não são beneficiárias da reforma agrária estão indo para o local e construindo moradias no PDS.

http://www.cptnacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=530:-estradas-que-dao-acesso-ao-pds-esperanca-sao-desbloqueadas-mas-tensao-continua-no-local&catid=12:conflitos&Itemid=54

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.