Instabilidade de barragens ameaça hidrelétrica em Minas

Inoperante e assoreada após rompimento da Barragem do Fundão, Usina de Candonga traz prejuízos e preocupação à população de Santa Cruz do Escalvado

Gustavo Werneck – Estado de Minas

Santa Cruz do Escalvado – A preocupação e a lama viajam juntas pela Bacia do Rio Doce desde o rompimento da Barragem do Fundão, pertencente à mineradora Samarco, em 5 de novembro, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana. Desta vez, elas aportam em Santa Cruz do Escalvado, na Zona da Mata, onde a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga) paralisou suas atividades após o desastre.

Na cidade, distante 100 quilômetros da Mina do Germano, onde ocorreu o desastre socioambiental, o medo é duplo. O primeiro temor se relaciona com o prejuízo causado pela interrupção do funcionamento da usina. O segundo diz respeito à ameaça de um novo acidente em Bento Rodrigues, onde as barragens do Germano e Santarém apresentam instabilidade e, de acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, com “risco iminente de rompimento,” o que também traria mais prejuízos para a população.

Como a represa da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves está assoreada e tomada pelo barro, ela não teria condições de comportar uma nova avalanche de lama, com consequências não previstas para a Bacia do Rio Doce, já devastada pela tragédia no começo do mês.

Por causa disso, a Justiça acolheu ação civil pública encaminhada pelo MP e pelo governo do estado, determinando que a Samarco, a Vale e a Cemig, sócias na operação da usina, a esvaziem até esta segunda-feira, o que não foi cumprido. A multa pelo descumprimento desta ordem judicial é de R$ 1 milhão por dia.

Não há perigo físico para os moradores de Santa Cruz, distante sete quilômetros da usina, mas um novo rompimento de barragem em Mariana faria com que a usina demorasse ainda mais a voltar a operar, aumentando os prejuízos para o município, que tem na hidrelétrica a sua principal fonte de arrecadação.

PERDA DE ROYALTIES “Ela está esvaziando e com isso vamos perder os royalties. Vai parar tudo” diz, desolado, o prefeito Gilmar de Paula Lima (PMM). Ele informa que os prefeitos dos municípios atingidos pela tragédia em Mariana estão se reunindo para buscar soluções. “Perder receita é o pior para as cidades que recebem royalties”, afirmou.

Os moradores também estão preocupados. “Com a usina parada, lá se vão os recursos,” diz Walter Palhares. Na tarde de ontem, muitas pessoas foram ver a usina e as turbinas inoperantes pelas quais passa o barro. “A gente fica preocupada, pois a água era limpa,” observou Natália da Silva Cruz ao lado da prima Cristiane de Souza Silva, moradoras do distrito de Pedra do Escalvado. Para o lavrador Geraldo Celestino de Oliveira, o mais grave é a destruição do Rio Doce. Ele também lamenta as perdas pessoais, lembrando que a lama que passou pelas turbinas da hidrelétrica e chegou ao rio abalou a estrutura de sua casa, na área rural, e ele foi obrigado a deixar o local. “Não posso mais ficar lá”, desabafa.

Os moradores temem que todas as atividades na região fiquem inviabilizadas com o assoreamento do Rio Doce, que se tornou um caldo grosso e escuro que corre em direção ao mar.A cidade tem seu esteio na agricultura e na pecuária.

Entenda o caso

Na madrugada de 6 de novembro, horas depois da tragédia em Bento Rodrigues, a lama proveniente da Barragem do Fundão chegou à Hidrelétrica Risoleta Neves, trazida pelas águas dos rios Gualaxo do Norte e Do Carmo.

Para evitar o rompimento da represa, a Cemig abriu as comportas, deixando que a lama se dirigisse diretamente para o Rio Doce.

Como as barragens de rejeito remanescentes em Bento Rodrigues estão com as estruturas abaladas e podem se romper, o Ministério Público e o governo de Minas recorreram à Justiça para que ela obrigue a Samarco a elaborar um plano de emergência para evitar uma nova tragédia socioambiental.

Uma das exigências desse plano é o esvaziamento total da Hidrelétrica Risoleta Neves, para que ela possa conter uma nova avalanche de lama e evite que os rejeitos voltem a cair no Rio Doce. O prazo para que essa orientação seja cumprida termina hoje.

Entretanto, a Cemig alegou que a represa da hidrelétrica está completamente assoreada e não há como esvaziá-la em 48 horas.

Hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida por Candongas, não teria condições de comportar novo tsunami de lama: Justiça determinou que lado seja esvaziada até hoje (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Comments (1)

  1. ano municipio de Anchieta ES a Samarco poluiu o rio de Anchieta e ameçava expulsr os Tupinikin da chapada do Ò.A empresa fechou e ao que se sabe ha mil desempregados em Anchieta.Ninguem falou deste povo indigena.vamos pesquisar!
    Geralda

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.