Samarco vai paralisar operações também no Espírito Santo após acidente

Por Stella Fontes | Valor

A mineradora Samarco, uma joint venture entre a brasileira Vale e australiana BHP Billiton, informou hoje que vai suspender as operações industriais na unidade de Ubu, em Anchieta (ES), “ao final dos estoques de minério, bem como as operações de embarque, que serão interrompidas ao término dos estoques de produtos”.

Na sexta-feira, um dia após o rompimento de duas barragens em Minas Gerais, a Samarco já havia anunciado a suspensão das operações na mina Alegria, na região de Mariana (MG), de onde o minério extraído segue por meio de dutos até quatro pelotizadoras da empresa no Espírito Santo.

Em comunicado, a mineradora informou que está “atenta a qualquer repercussão no Espírito Santo e em constante contato com as autoridades competentes em função do acidente ocorrido nas barragens de Fundão e Santarém, em Minas Gerais”.

A busca por desaparecidos na região de Bento Rodrigues prosseguiu neste domingo. Conforme a mineradora, a expansão da mancha de lama “que avança no Rio Doce está sendo permanentemente monitorada pela empresa.

“A Samarco está tomando todas as providências possíveis para mitigar os impactos ambientais gerados e, em caso de necessidade, auxiliar prefeituras e as comunidades em eventuais ocorrências”, acrescentou.

Foto: Gustavo Ferreira / Jornalistas Livres

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Diogo Rocha.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.