O Combate Racismo Ambiental está sob ataque!

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O Combate Racismo Ambiental vem sendo alvo de reiteradas tentativas de invasão. Apenas no período de 13 a 27 de julho de 2015, elas somaram 2.383, contando apenas as provenientes de diferentes IPs da Ucrânia, para darmos o exemplo majoritário. Lamentavelmente, isso não é algo novo para nós. Na verdade, já tivemos que lidar com ataques que nos levaram a sair do ar e a mudar de hospedagem duas vezes.

Nas redes sociais, também já sofremos diferentes tipos de ataque. Hoje, entretanto, fui surpreendida por um fato até agora inédito: a abertura de uma página no facebook, buscando não só apropriar-se como desacreditar a luta empreendida por este blog.

Em consequência, esta noite postei a mensagem abaixo na página do Combate Racismo Ambiental nessa rede social. E peço que ajudem a socializar esta denúncia, para que os responsáveis por esta canalhice não atinjam seu intento. Obrigada.

* * *

Peço encarecidamente a atenção de todas as pessoas que olham, curtem e/ou compartilham esta página e o blog que ela representa para a denúncia abaixo:

“Mantenho desde 2009 um blog com o nome ‘Combate ao Racismo Ambiental’ (há cerca de um ano modificado para ‘Combate Racismo Ambiental’), que até 7 de julho do ano passado tinha também um Perfil, nesse dia transformado em página de ‘blog pessoal’ a partir de exigência do Facebook.

Há poucas horas tomei conhecimento da existência de uma página criada na manhã de hoje, 27/07, com a definição de “organização política” e o nome “Combate ao Racismo Ambiental”.

Com claro intento de confundir as pessoas, essa página, desde sua criação, há 11 horas, mantém como matéria inicial uma postagem compartilhada da minha página e de meu blog.

Pior: as outras poucas publicações insinuam visões racistas que me dedico exatamente a combater, no que parece ser uma tentativa de desacreditar e desmoralizar a luta de uma vida -a minha-, sem contar a das pessoas e instituições parceiras.

Embora a expressão “propriedade intelectual” me seja repugnante em termos de luta política, busquei denunciar tudo isso ao facebook, considerando o esforço de toda uma luta consolidada ao longo de anos de trabalho e que está sendo atacada, numa tentativa clara de usurpação.

Solicito o apoio de vocês nesta denúncia, inclusive para que o Facebook tome as medidas necessárias para encerrar esse processo e, ao mesmo tempo, evite que ele se repita, travestido de outras formas.

Tania Pacheco, responsável pelo blog Combate Racismo Ambiental”.

 

Comments (27)

  1. Tânia.
    As informações do seu blog são muito importantes para a luta que travamos no dia-a-dia contra os que atacam as minorias, negando-lhes seus direitos, tratando-as de forma preconceituosa e discriminatória ou mesmo, eliminando-as fisicamente. São importantes, também, para a classe trabalhadora que precisa se munir de dados para enfrentar governos e patrões, que a explora e a ataca permanentemente. Por isso, quero prestar minha solidariedade, como pessoa e como dirigente do Sintsep-Pará e da Tendência Sindical Unidos pra Lutar.
    Neide Solimões

  2. Querida Tânia, conte com meu total apoio e ajuda no que for possível. Temos uma grande rede de pesquisadores/lutadores que conhecem seu trabalho e seu blog e que, certamente, se mobilizarão para abortar qualquer tentativa de desacreditá-lo. Esses babacas têm que saber que a estratégia deles não vai dar certo. Abraço e solidariedade. Eder Carneiro.

  3. Muito obrigada a vocês, Madza, Jean-Pierre e Marcelo, pela solidariedade e carinho. A luta continua, com certeza e sempre!

  4. Tânia,
    Conte com meu total apoio para defender o blog. Diga-me se a Abrasco através do GT Saúde e Ambiente pode fazer algo.
    Abs
    Marcelo Firpo

  5. Querida Tania
    Esse ataque é uma demonstração da importância do seu blog. Como você diz, tem que pressionar o facebook (alguma manifestação coletiva ajudaria?) e desmascarar o individuo sem caráter que fez isso.
    Estou contigo e não abro.
    A luta continua
    Beijo
    Jean Pierre

  6. Tania querida, é sintoma da relevância da tua ação – “Atuação transforma” ) a violência que vem sofrendo o teu Blog ( que se tornou de todos os que compartilhamos tua luta contra a insustentabilidade e a injustiça). Conte sempre conosco. Força e Coragem, sempre !

  7. Muito grata a vocês, Graça, Antonio, Renato, Helen e Carlinhos.
    Acho que de imediato é fundamental denunciarmos isso de todas as formas possíveis, até mesmo para evitar que pessoas desavisadas pensem que é tudo a mesma coisa. E vamos adiante!

  8. Querida Tânia,
    O que podemos, efetivamente, fazer?
    O Combate é o mais importante veículo de visibilidade das lutas e violações de direitos dos povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas. Temos que ajudar a protegê-lo.
    Abraço carinhoso e solidário,
    Helen e Carlinhos

  9. Prezada Tânia,
    É lamentável essa notícia. Apoio o site e acredito que vem mantendo uma linha editorial coerente e um compromisso com as questões nacionais que merecem ser divulgadas. E essa situação precisa ser denunciada e todas as outras tentativas de controle do nosso direto fundamental a liberdade de imprensa.
    Minha solidariedade,
    Renato

  10. Prezada Tania,
    Receba minha total solidariedade ao seu blog e à sua luta. Estamos juntos. Gostaria de saber se ha algo que possamos fazer além disso.
    Grande abraço
    Antonio Magalhães

  11. Estimada Tania: conte com o meu apoio. Sempre estou divulgando o seu blog. Embora eu não tenha facebook, tenho twitter e blog a sua disposição. Saudações indígenas, Graça Graúna

  12. Veículos como o Combate Racismo ambiental e o Ecodebate estão cada vez mais raros. A maioria já se rendeu aos encantos do mercado e/ou dos governos de plantão. Por isso que toda vez que tentam silenciar veículos como o que Tânia coordena é obrigação de cada um de nós sair em sua defesa intransigente. Pode contar com o Instituto Amazônia Solidária (IAMAS) e com o Movimento Xingu Vivo.

  13. Agradecemos, Marilda e Sérgio. Resistiremos, com certeza!
    Abraços fraternos para vocês também.

  14. Total solidariedade, Tania, a você e ao Combate Racismo Ambiental. Estarei sempre à disposição para participar de iniciativas de resistência a essas manifestações de reacionarismo e intolerância retrógrada.
    Sergio

  15. Tânia,

    Manifesto aqui minha solidariedade à você e aos demais parceiros e minha indignação pelos fatos que vem ocorrendo com o blog.
    Quero dizer-lhe que seu trabalho é super mega importante e não podemos permitir que impeçam sua continuidade.
    Resistamos juntos!
    Abraços fraternos
    Marilda Teles Maracci
    (Depto. de Geografia/UFV)

  16. Até onde fui informada a pessoa que se esconde atrás do perfil fake canalha é reconhecido inimigo do povo indígena, ‘André Reis’.

  17. Estamos atentos e vamos redobrar nossa atenção. A maior parte das publicações do Combate Racismo Ambiental, é clipada por nossa equipe de documentação. Obrigada pelo imenso trabalho que você e sua equipe realizam. Valeu! Equipe do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino

  18. Tânia o povo indígena quando integrado a sociedade e ao estado do Brasil.
    Vem sofrendo muito com faltas de politicas publicas que o ajudem por questões raciais, e perdendo o contato com suas origens. Começando pela escola ao aprenderem a (história do caminho das índias descobrimento do Brasil logo na 1 série primaria).
    Com o “apagamento social e cultural” de nossas origens (ancestrais: avôs, bisavôs, e etc).
    Facilita o desmatamento de nossas floresta e afastamento do nosso povo que não faz parte do Estado vivendo ainda nas aldeias indígenas.
    Racialmente pelos que morram lutando ou que forram feitos de escravo no Brasil. Acredito que o tratamento por politicas do governo e da sociedade tenham que ser minimo igual ao dado aos descendentes de qualquer outra raça em nosso Páis.
    Adorei os dois faces do racismo ambiental mesmo com propósitos “diferentes”.

  19. Oi Tania,

    Em verdade é muito lamentável. O único aspecto positivo quiçá é que Combate Racismo Ambiental esta tendo suficiente sucesso para ser ameaça para alguma força do mau.

    Concordo com Henrique Cortez em que você e no não tenhamos outra opção que tomar medidas de seguridade. Eu não tenho suficiente conhecimento na área para aconselhar que fazer mas que consultar com uma pessoa experta em IT.

    Vão estas palavras em meu portonhol de sempre com toda minha solidariedade.

    Abraço,

    Ricardo

  20. Cara amiga, toda solidariedade e apoio à sua luta, que é de todos nós.
    Abraços
    José Carlos

  21. Tania,

    Receba a nossa solidariedade.

    Esta é uma realidade em todos os sites/blogues assumidamente de esquerda…

    No nosso caso, por exemplo, temos que investir cada vez mais em servidores seguros, senhas mudadas toda a semana, e outras tecno bobagens.

    A cada dia surgem novas tentativas de sufocar e calar aos que acreditam em um outro mundo possível.

    E nada indica que vá melhorar. Ao contrário, o conservadorismo hidrófobo é crescente.

    Resta-nos a opção de resistir, não por teimosia, mas por princípios.

    Um abraço do companheiro de trincheira,

    Henrique Cortez

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.