Curso de licenciatura indígena no Espírito Santo começa nesta quinta-feira

Seculo Diario

As aulas da primeira turma do curso de licenciatura intercultural indígena para os povos Tupinikim e Guarani, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), começam na próxima quinta-feira (16), e serão ministradas na Base Oceanográfica da Universidade, localizada no município de Aracruz.

A abertura do curso foi em solenidade quadra poliesportiva da Escola Indígena Aldeia Caieiras Velhas nesta segunda-feira. Ao todo, 70 estudantes iniciam o curso, oferecido pela Ufes em atendimento a demandas dos povos Tupinikim e Guarani por formação dos docentes que atuam nas escolas das aldeias.

Liderança indígena de Caieiras Velha, Manoel, falou em nome dos caciques dos povos Tupinikim e Guarani da região e parabenizou os estudantes que iniciam o curso de licenciatura intercultural indígena. “Hoje é o primeiro dia, mas que vocês sejam firmes, tenham força para vencerem e lutem pelo objetivo”, disse o cacique.

Nesta terça e quarta-feira os estudantes participam de um seminário de integração e, no dia 16, começa a primeira disciplina: “Movimento Indígena, Direitos e Políticas Indigenistas”. Além das aulas na Base Oceanográfica, os estudantes também participarão de seminários, palestras e conferências no campus de Goiabeiras.

O curso será coordenado pela professora da Ufes, Celeste Ciccarone. Segundo ela, a iniciativa demonstra o reconhecimento da Universidade em relação ao direito dos indígenas de acesso ao ensino superior, e permite a formação de quadros docentes qualificados para atuarem nas escolas indígenas.

“A licenciatura é fruto de uma luta antiga dos indígenas, e contribui para o fortalecimento do projeto político e social das comunidades”, explicou Celeste.

Participaram da solenidade de abertura o reitor Reinaldo Centoducatte, a coordenadora do curso de licenciatura intercultural indígena Celeste Ciccarone, outros funcionários daUfes, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.