Projetos de extensão entregam, nesta sexta, 26, relatórios antropológicos de comunidades quilombolas da cidade do Serro

PUC Minas

Nesta sexta-feira, 26 de junho, a PUC Minas, por meio dos projetos de extensão A Luta Por Reconhecimento dos Direitos Fundamentais das Comunidades Remanescentes de Quilombos e Lições da Terra farão, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a entrega oficial dos relatórios antropológicos de caracterização histórica, econômica, ambiental e sociocultural das comunidades quilombolas do Baú e Ausente, localizadas na cidade do Serro, região do Vale do Jequitinhonha.

O evento será às 16h30, na Sala Multimeios do prédio 47, campus Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 500 – Belo Horizonte/MG). Estarão presentes representantes do Incra, do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas, Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N´Golo e representantes das comunidades quilombolas do Serro.

O Relatório Antropológico tem a finalidade de identificar e delimitar o território das comunidades quilombolas, permitindo a regularização junto ao governo das terras dessas comunidades. A entrega do relatório é uma das etapas do procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. O Incra é responsável, no âmbito federal, pela delimitação das terras dos remanescentes das comunidades dos quilombos, bem como a determinação de suas demarcações e titulações.

A certificação dessas comunidades pelo Incra visa garantir o acesso a esse território, assim como a gestão de forma autônoma pelos moradores. Para o relatório antropológico, alunos extensionistas e professores dos projetos de extensão da PUC Minas visitaram as comunidades quilombolas de Baú e Ausente, a fim de pesquisar e entrevistar os moradores. Para realizar a atividade, são considerados aspectos da identidade cultural, relações de parentesco da comunidade, aspectos socioeconômicos e ambientais.

Imagem: Família de Dona Clemência Brandão, Quilombo dos Ausentes (Reprodução de http://fflch.usp.br/)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.