As coisas que uma criança negra é ensinada a não fazer e seus amigos brancos podem fazer. É triste!

Em AWEBIC

O Brasil se diferencia dos Estados Unidos de diversas formas, mas tem algumas semelhanças. Infelizmente, o passado (e o presente?) racista é algo cravado na história dos dois países.

Por isso o discurso emocionado do americano Clint Smith cabe muito bem para a realidade brasileira. Escritor, poeta e professor, Clint soube expressar com desenvoltura como é ser criado como uma criança negra.

Clint começa seu discurso de 5 minutos contando que, certa noite, ele recebeu um conselho estranho de seu pai quando brincava com armas de água em um estacionamento escuro com seus amigos brancos.

Numa obra sincera, o poeta retrata a cena da reação furiosa e terrível de seu pai.

Se por algum motivo você não estiver convencido, aqui vão alguns números…

Um estudo da Universidade de Chicago descobriu que ter um “nome negro” significa receber 50% menos ligações para uma entrevista — com exatamente o mesmo currículo. A conclusão do estudo é que ter um nome particularmente branco é o equivalente a 8 anos a mais de experiência para um potencial funcionário.

Calma, tem mais. Pessoas negras tem maiores chances de serem paradas ou prendidas pela polícia.

Em Boston, negros correspondem a 63,3% das abordagens policiais enquanto representam apenas 24,4% da população. E a cereja do bolo: 97% das revistas não terminam em apreensão ou detenção.

De acordo com um artigo publicado no site Slate.com, “se você comparar a taxa de mortalidade de policiais com a taxa de mortalidade em diversas cidades americanas, você vai descobrir que é mais seguro ser um policial de Nova Iorque do que um homem negro em Baltimore ou St. Louis“.

É possível imaginar um mundo onde negros não precisam ter esse tipo de conversa com seus filhos?

Clint acredita que a melhor forma de chegarmos nesse cenário é falando sobre o assunto. Deixar as pessoas saberem que preconceito é algo real e que precisa ser corrigido. Para juntos deixarmos o mundo um lugar melhor.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.