Seminário Internacional Cidades Rebeldes, de 9 a 12/06, em São Paulo

A Boitempo Editorial, que completa 20 anos de atividade em 2015, e o Sesc São Paulo realizam entre os dias 9 e 12 de junho o Seminário Internacional Cidades Rebeldes, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A iniciativa faz parte de uma série de eventos promovidos pela Revista Margem Esquerda desde 2004. Estarão reunidos mais de 40 conferencistas para discutir o presente e o futuro das cidades como palco de disputas políticas, ideológicas e sociais.

A procura pelas inscrições foi grande e os ingressos acabaram em poucas horas. Na quarta-feira dia 03 de junho, às 14h, serão disponibilizadas algumas vagas a mais, resultado de desistências, no portal do Sesc São Paulo e nas bilheterias da rede. Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis no site do Seminário Internacional Cidades Rebeldes.

O Seminário Internacional Cidades Rebeldes é composto por duas etapas simultâneas. A primeira conta com alguns dos principais nomes do urbanismo e da economia crítica brasileira, como Marcio Pochmann e Ermínia Maricato, e abrange um curso de introdução à obra do geógrafo britânico David Harvey, professor emérito da City University of New York (CUNY), especialista em geografia urbana, autor do livro Paris: capital da modernidade e um dos autores da coletânea Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil.

Considerado uma das maiores referências mundiais na análise crítica de processos urbanos da modernidade, Harvey estará presente na segunda etapa do evento, o seminário propriamente dito. A lista de convidados internacionais conta ainda com Stephen Graham, professor de Cidades e Sociedades na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e autor do livro Cities Under Siege e um dos autores da coletânea Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação; Domenico Losurdo, professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino, na Itália, autor de A luta de classes: uma história política e filosófica; e Moishe Postone, canadense, professor de História na Universidade de Chicago e autor de Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx; dentre outros.

Já a representação brasileira inclui, entre outros nomes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o filósofo Vladimir Safatle; o jornalista e cientista político André Singer; os arquitetos e urbanistas Raquel Rolnik e Guilherme Wisnik; o membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos; os psicanalistas Christian Dunker e Maria Rita Kehl, o jornalista Juca Kfouri; e o deputado federal Jean Wyllys, do PSOL.

O Seminário Internacional Cidades Rebeldes prevê ainda o lançamento de seis obras da Boitempo Editorial: A cidade das letras, de Ángel Rama; A luta de classes: uma história política e filosófica, de Domenico Losurdo; De que lado você está? Reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil, de Guilherme Boulos; Paris: capital da modernidade, de David Harvey; a coletânea Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação, e a 24° edição da Revista Margem Esquerda, com dossiê temático “Cidades em conflito; Conflitos nas cidades”.

seminario cidades rebeldesTemas e convidados

Inserido em uma tradição de parcerias entre a Boitempo Editorial e o Sesc São Paulo (Revoluções, em 2011 e Marx: a criação destruidora, em 2013), o seminário desta vez pretende ir além da discussão acadêmica, envolvendo também palestrantes ligados à vida pública, ao poder institucional, a movimentos sociais e políticos, às artes e que tem em comum um histórico de pensamento em relação às cidades, à questão urbana e ao seu papel nas transformações sociais.

Serão discutidas questões como os efeitos do neoliberalismo nas cidades, as insurgências urbanas na história, a urbanização militarizada, os megaeventos esportivos, desenvolvimento urbano e meio ambiente, a mobilidade e as novas configurações das lutas de classe.

“Entendemos que é o momento de reunir pessoas com as mais diversas abordagens em relação aos problemas das cidades para discutir novas formas, soluções e modelos de organização do espaço público, enfrentando os desafios do presente. Ao ocupar um espaço acessível e popular como o Sesc, buscamos uma perspectiva democrática para o debate, propondo que convidados e público saiam de suas respectivas zonas de conforto intelectual para estabelecer diálogos e pensamentos em conjunto”, afirma Ivana Jinkings, diretora da Boitempo Editorial.

Seminário Internacional Cidades Rebeldes
De 9 a 12 de junho de 2015
Local: Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo (SP)
Inscrições: Portal Sesc São Paulo
Mais informações: Seminário Internacional Cidades Rebeldes

Realização:
Sesc São Paulo e Boitempo Editorial

Apoio:
Fundação Perseu Abramo
Fundação Rosa Luxemburgo
Fundação Maurício Grabois
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região / Faculdade 28 de Agosto

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.