Comunidade Guarani Mbya de São Paulo convoca ato “Jaraguá é Guarani, Agora é Tenondé: contra reintegração de posse no Itakupe e pela Portaria Declaratória do Tenondé Porã”

Comissão Guarani Yvyrupa CGY

Nós, indígenas Guarani da cidade de São Paulo, chamamos a todas e todos para o ato “Jaraguá é Guarani, Agora é Tenondé: contra reintegração de posse no Itakupe e pela Portaria Declaratória do Tenondé Porã”, com o objetivo de mostrar à Justiça dos Brancos que não vamos aceitar a reintegração de posse contra a aldeia Itakupé, que faz parte da Terra Indígena Jaraguá, reconhecida na última sexta feira, 29/05, pelo Ministério da Justiça como terra de ocupação tradicional do nosso povo.

Perto do MASP, no Fórum Pedro Lessa da Justiça Federal, nossas lideranças estarão em uma “audiência de conciliação” determinada pelo Supremo Tribunal Federal, entre a comunidade Guarani do município, a FUNAI e um senhor chamado Antonio Tito Costa, que é quem busca na Justiça nos expulsar de nosso território.

Por isso, sairemos no dia 18/06 do MASP e marcharemos até a Justiça Federal – Fórum Pedro Lessa, cantando as nossas músicas tradicionais, dançando nossa dança de guerra – xondaro – , e principalmente rezando para que Nhanderu ilumine o coração endurecido das autoridades dos Juruá.

Somos mais de 2.000 guaranis na Grande São Paulo e estaremos todos unidos nesse dia em defesa dos nossos direitos originários. Após essa audiência é que o Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal vai decidir sobre o pedido feito pela Funai para que ele suspenda definitivamente a decisão de reintegração de posse, proferida contra nossa comunidade pela Justiça Federal.

Precisamos muito da presença de todas e todos apoiadores, indígenas e não indígenas, para mostrar que não estamos sozinhos nessa luta, e para mostrar que a sociedade brasileira reconhece que é uma luta justa, pois somos os habitantes originários dessas terras.

Ao mesmo tempo, enquanto comemoramos com nossos apoiadores a assinatura da Portaria Declaratória da Terra Indígena Jaraguá, queremos mostrar ao Ministro José Eduardo Cardozo, que não estamos sozinhos e não vamos parar enquanto ele não assine também a Portaria Declaratória da Terra Indígena Tenondé Porã, e as outras do nosso e de outros povos originários do país.

Peju ke nhaneretarã kuery pave’i, nhaneiru kuery pave’i avi, nhapuã jurua huvixa kuery rovai re!

Aguyjevete pra quem luta!!

Serviço:

Ato “Jaraguá é Guarani, Agora é Tenondé: contra reintegração de posse no Itakupe e pela Portaria Declaratória do Tenondé Porã”

Dia 18/06/2015 – Concentração às 13h – Vão Livre do MASP – Av. Paulista, 1578

Imagem: Aldeia Tekoa Itakupe, localizada no Pico do Jaraguá, em São Paulo, está sob ameaça de reintegração de posse (Foto: André Lucas Almeida / Futura Press)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.