Após “brincadeira” vista como racista, ginastas são suspensos da seleção

Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores deixam treinos da equipe brasileira preventivamente e são intimados para oitiva, em que envolvidos darão depoimentos

Por Marcos Guerra, no Globo Esporte

A “brincadeira” de três ginastas da seleção brasileira pode ter graves consequências para o trio. Depois da divulgação de um vídeo polêmico com piadas vistas como racistas,Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores foram suspensos preventivamente das atividades da equipe nacional e terão de deixar os treinos da seleção no CT da Barra, no Rio de Janeiro, até que o caso seja julgado. Eles foram intimados para uma oitiva na terça-feira, assim como Angelo Assumpção, alvo das “brincadeiras” dos ginastas. Os envolvidos darão depoimentos para o STJD da ginástica (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que só então definirá se cabe uma denúncia contra os ginastas e em que artigos eles podem ser enquadrados.

Um dia após a divulgação do vídeo na semana passada, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) anunciou que instaurou um inquérito para apurar o que os ginastas envolvidos – inclusive Angelo Assumpção – consideram uma brincadeira de amigos de longa data. Nesta quarta-feira, a entidade decidiu afastar Nory, Fellipe e Henrique preventivamente. Os três, que voltarão aos seus clubes (Pinheiros, Minas e São Caetano do Sul respectivamente), também tiveram suspensos incentivos e bolsas por um período de 30 dias.

Os ginastas envolvidos foram intimados para uma oitiva, agendada para a próxima terça-feira, no prédio do STJD do futebol, no centro do Rio de Janeiro. Eles podem ser acompanhados de advogados em seus depoimentos para o auditor processante Felipe Bevilacqua, que vai ouvi-los para apurar se cabe uma denúncia contra o trio ou não e, em caso de denúncia, como em que artigos eles serão enquadrados. Isso definirá as possíveis punições a Nory, Fellipe e Henrique.

– A investigação da CBG inicialmente se restringiu à análise de fatos e documentos, os encaminhando para o STJD da ginástica. O auditor irá colher depoimentos dos envolvidos na oitiva. É bastante comum em inquéritos. Como as oitivas de testemunhas – explicou Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG.

Na última sexta-feira, após a repercussão negativa do vídeo, os ginastas envolvidos postaram um vídeo em uma rede social minimizando o caso e se desculpando com Angelo, que também viu as piadas como uma brincadeira, não como um ato racista.

– Foi uma brincadeira. A gente normalmente brinca. Não tem problema nenhum. A gente normalmente brinca entre a gente. Quando foi divulgado, as pessoas entenderam errado. Não tem problema. A gente é amigo – disse Angelo, em contato com a reportagem do GloboEsporte.com.

Os ginastas dizem que o atrito agora foi resolvido. Arthur Nory, maior alvo de xingamentos de internautas após a divulgação do vídeo, é amigo de longa data de Angelo. Os dois treinam juntos há anos no Esporte Clube Pinheiros.

A suspensão preventiva pode acabar com as chances de Nory (finalista do individual geral nos dois últimos Mundiais), Fellipe e Henrique serem convocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho. O prazo máximo para a definição das equipes é o dia 4 de junho.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.