UFGD realiza oficina audiovisual em aldeias do MS e RJ

O projeto vai atingir indígenas de 4 etnias diferentes localizados em 11 cidades dos dois estados

A Crítica de Campo Grande

A cidade de Maricá (RJ) está sediando, esta semana, a oficina de audiovisual He Xakã, na aldeia Tekoa Ka’agui Hovy Porã. A atividade faz parte do Programa de Extensão “Vídeo e Comunicação: saberes e fazeres do nosso cotidiano na educação escolar indígena”.

Desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI), o programa tem como objetivo formar e fortalecer coletivos de comunicação indígenas para o desenvolvimento de produções audiovisuais que possam servir como recursos didáticos para a educação escolar indígena e não indígena.

As próximas atividades preveem oficinas de audiovisual na cidade de Dourados (MS) e pelo menos mais uma viagem para o estado do Rio de Janeiro em 2016. O Programa oferece, ainda, formação para os educadores indígenas sobre o uso em sala de aula dos vídeos produzidos nas oficinas e pretende realizar exibições desses curtas-metragens nas reservas indígenas de Mato Grosso do Sul.

O projeto, contemplado no edital Proext 2015, é coordenado pelo professor Cássio Knapp, da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), e conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Prefeitura de Maricá.

As atividades reúnem indígenas do MS das etnias Guarani Ñandeva, Guarani Kaiowá e Terena de áreas indígenas das cidades de Dourados, Paranhos, Amambai, Bela Vista, Rio Brilhante, Japorã, Sidrolândia e Miranda. No Rio de Janeiro, além do município de Maricá, estão envolvidos indígenas Guarani Mbyá dos municípios de Angra dos Reis e Niterói.

Imagem: Projeto capacita coletivos indígenas para elaboração de audiovisual e professores para uso desse material em sala de aula. / Da Assessoria

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.