Sonia Guajajara faz um [excelente] balanço da situação dos índios no Brasil, da PEC 215 à questão dos Jogos Indígenas

Por Beth Begonha, na EBC

O Amazônia Brasileira do dia 29 de abril conversou com a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sonia Guajajara. Ela acaba de retornar do Fórum Permanente para Questões Indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU), onde apresentou as preocupações e insatisfações dos povos indígenas do Brasil.

Os índios reclamam do não cumprimento do artigo da Constituição Federal que determina que as terras dos povos originários sejam demarcadas num prazo máximo de cinco anos. Isso gerou diversos outros problemas e conflitos para os índios e abriu espaço para que fosse apresentada no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215  que pretende tirar do Executivo, e dos técnicos da Funai, a prerrogativa das demarcações que são feitas por meio de estudos científicos realizados por antropólogos.

Pela proposta, as terras passariam a ser demarcadas pelo Congresso Nacional, o que retiraria das demarcações o cunho científico e as tornaria um processo político, submetido aos interesses dos parlamentares eleitos.Entre os quase 600 congressistas não há nenhum índio. A proposta outros pontos que são considerados ameaças à manutenção do modo tradicional de vida dessas populações.

No Amazônia Brasileira, Sonia Guajajara relata que resultados espera das reivindicações feitas na Organização da Nações Unidas. Ela fala ainda sobre os grandes empreendimentos, como as muitas hidrelétricas em construção, ou previstas, na Amazônia que têm impacto direto na sobrevivência de diversos povos.

O áudio pode ser ouvido AQUI ou baixado AQUI.

Destaque: Beth Begonha e Sonia Guajajara na cobertura especial do Amazônia Brasileira no Acampamento Terra Livre

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.