Uma bela iniciativa do MPF em SC – “Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang” (para baixar)

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O Ministério Público Federal em Chapecó, Santa Catarina, e a 6ª Câmera de Coordenação e Revisão da Procuradoria Geral da República  estão nos presenteando com uma belíssima iniciativa: o livro bilíngue infanto-juvenil “Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang”, de Hilda Beatriz Dmitruk e Leonel Piovezana (texto) e Gina Zanini (ilustrações).

De acordo com a Apresentação do procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior, as histórias foram colhidas e elaboradas nas próprias comunidades indígenas, em trabalho desenvolvido pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó em parceria com o Ministério Público Federal. E têm como objetivo primordial resgatar a cultura e combater o preconceito contra os povos indígenas.

Segundo ele,

“A história do Oeste catarinense não é apenas a dos desbravadores que para cá se deslocaram e das agroindústrias que aqui surgiram. É também a história das populações originárias que foram violentamente expulsas de grandes áreas que habitavam na região, para ocupação pelas empresas colonizadoras, resultando na devastação de extensas florestas de araucárias. São duas faces de uma mesma moeda; esta última ainda bastante esquecida, mas que este livro almeja começar a resgatar”.

Voltado para alunoe professores do 4º ao 6º anos das escolas indígenas e não indígenas,

“o livro almeja, com o engajamento dos professores, fomentar nos estudantes o respeito à diversidade cultural e ao valor do pluralismo, combatendo, assim, o preconceito em relação aos indígenas, infelizmente ainda muito grande na região, fruto, em grande medida, do desconhecimento da história de luta e sofrimento desses povos e também da intolerância fomentada por alguns.

O que se espera, enfim, com essa iniciativa, é que o protagonismo que o povo Kaingang tem, não apenas na confecção desta obra, mas, principalmente, na construção da história do Oeste catarinense, seja reconhecido por toda a sociedade e continue se propagando no futuro da região”.

Ainda de acordo com a Apresentação, as histórias do livro fogem dos “estereótipos que costumam distorcer a visão em relação aos indígenas”, buscando “não apenas apresentar mitos, costumes e tradições Kaingang, mas também retratar a realidade atual vivenciada por aquele povo, em intensa e constante interação com as comunidades não indígenas, urbanas e rurais, do Oeste de Santa Catarina”.

Para baixar “Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang”, clique AQUI.

livro kaingang

Informação enviada para Combate Racismo Ambiental por Wilson Rocha.

Comments (3)

  1. Não temos o livro ou como enviá-lo, Ariel, mas vou tentar verificar se será possível alguém tomar essa iniciativa.

  2. Olá, o livro Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang está com erro e não consigo baixar, aparece página não encontrada. Gostaria muito de utilizar este livro. Se possível poderiam me encaminhar?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.