Ministério Público processa INSS para garantir direito de povos tradicionais

Agência da Previdência em Itaituba exige documentação à qual famílias não têm acesso, diz ação

EBC

O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cobrar que sejam atendidos os direitos previdenciários das famílias do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Montanha-Mangabal, em Itaituba, sudoeste do Pará.

Segundo a ação, para analisar pedidos de benefícios, o INSS está exigindo dos extrativistas a apresentação de documentos que não são compatíveis com a realidade do projeto, aos quais os extrativistas não têm acesso, como a declaração de sindicato rural e a declaração de agentes de saúde.

Para falar sobre a ação, o Nossa Terra conversou com Janaína Andrade de Sousa, Procuradora da República no estado do Pará.

O MPF defende que o atendimento aos extrativistas deve ser feito de acordo com requisitos compatíveis com a realidade das famílias. Janaína Andrade cita como exemplo que como no PAE não há sindicato rural, não cabe ao INSS exigir, para a comprovação do exercício da atividade rural, a apresentação de declaração emitida por sindicato rural. Neste caso, afirma a procuradora, o INSS deve aceitar declaração emitida pela associação de moradores do PAE.

Se você também tem a vida ligada ao campo, sintonize o Nossa Terra, de segunda a sexta-feira, às 17h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia e às 15h (horário local), na Nacional do Alto Solimões. O programa tem apresentação de Airton Medeiros, produção de Kátia Lins e programação musical de Antonio Miranda.

Baixar áudio

Foto: Ministério Público Federal –  Andrevruas / Wikimedia Commons

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.