Documentário vai mostrar desmatamento e impactos socioambientais na Amazônia

A partir deste domingo, 22/3, o Fantástico, programa da Rede Globo, começa a exibir o documentário Amazônia S/A, dirigido pelo cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes

ISA

O documentário Amazônia S/A, dividido em cinco episódios, de 10 minutos cada, vai mostrar a importância da Amazônia para o futuro econômico e climático do Brasil, além de levantar discussões sobre questões cruciais para a região como o desmatamento e os impactos socioambientais causados por obras de infraestrutura entre outros.

Responsável pela direção de diversos programas de TV como Um Pé de Quê? e Brasil Legal, entre outros, Ciavatta e sua equipe percorreram mais de 10 mil quilômetros por terra, água e ar para mostrar ambientes, paisagens, seus habitantes e modos de vida, pouco conhecidos do grande público.

O primeiro episódio fará um zoom pela Amazônia apresentando os desafios enfrentados por uma região que detém a maior biomassa florestal do planeta, a maior concentração de biodiversidade da Terra, a maior bacia hidrográfica do mundo, que abriga 180 etnias indígenas e será impactada por grande obras de infraestrutura.

O segundo episódio, que vai ao ar no dia 29 de março, mostra a ocupação da Amazônia nos últimos 45 anos, com um desmatamento da ordem de 20%, além de abordar questões como grilagem de terras e retirada ilegal de madeira.

Em 5 de abril, o terceiro episódio mostra a Amazônia como a principal fronteira agrícola do Brasil. Soja, milho e algodão são cultivados em grandes extensões de terra, forçando os limites da floresta.

O quarto episódio, a ser exibido em 12 de abril, tratará do modelo econômico pensado para a região para torná-la o maior produtor brasileiro de minério, energia elétrica, soja, carne, dendê e madeira, itens estratégicos para o crescimento da economia do país e do mundo. E vai mostrar como as cidades no meio da imensa floresta e os povos tradicionais estão sendo impactados.

Por último, em 20 de abril, Amazônia S/A discutirá qual será o futuro da região, tão estratégica para o Brasil e para o mundo. Quais as políticas governamentais nos níveis municipal, estadual e federal, o que mudou com o novo código florestal e como os povos da floresta – índios, ribeirinhos e quilombolas – estão se organizando para garantir sua sobrevivência.

Imagem: Cena do documentário|Divulgação.

Comments (2)

  1. Geralda,
    é um documentário produzido para o Fantástico e que, segundo a notícia do ISA que republicamos, será apresentado a partir deste domingo.
    Fora isso, faça isso comigo não, por favor, que já tenho mais coisas na cabeça do que dou conta!!
    Carinho,
    Tania.

  2. Tania,deixo meu email para voce nso dizer quando estrá pronto.Vamos levar para as comunidades!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.