Agricultores familiares de São Félix do Xingu perderam Pierre Clavier

ADAFAX

NOTA DE FALECIMENTO

Lamentamos a morte súbita e inesperadamente do nosso amigo, companheiro e parceiro PIERRE CLAVIER – Coordenador de Projetos e Financeiro da ADAFAX, aonde vinha realizando estas funções como voluntário.

Faleceu com 42 anos neste sábado, dia 7 de março 2015 ás 20:30 hs no hospital de N.S. de Nazaré em Tucumã, Pará.

Pierre contribuiu, apoiou e inspirou mais de dez anos os trabalhos dos movimentos sociais da região do Alto Xingu, principalmente o da Adafax (Associação para o desenvolvimento da agricultura familiar do Alto Xingu), CPT (Comissão Pastoral da Terra), CFR (Cassa Familiar Rural) e da CAMPPAX (Cooperativa Alternativa de pequenos produtores do Alto Xingu).

Deu especialmente no município de São Felix do Xingu e em conjunto com a ADAFAX todo seu apoio à agricultura familiar, em prol do crescimento para uma vida digna dos pequenos agricultores.

Estamos chocados, abalados desta ruptura repentina da nossa caminhada em conjunto, das nossas vidas e sentimos muito sua perda.

Só nos resta agradecer por tudo o que ele fez nesta caminhada em favor dos menos favorecidos da agricultura familiar nesta região. Com certeza, ele deixou seu legado e sementes plantadas que nós agora temos que continuar a cuida-los.

Desejamos também toda força e conforto possível para os seus familiares na França, sua esposa e filha aqui no Brasil, e para todos os amigos e todos que sofrem com sua morte.

São Félix do Xingu, 9/3/2015.

Direção e Coordenação da Adafax

CPT Alto –Xingu

ADAFAX

Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu
Trav. Ozório de Oliveira Freitas, 835 – Centro – São Félix do Xingu- PA
CEP: 68.380-000
Telefone/fax: (94) 3435 4548.

Enviada para Combate Racismo Ambietnal por Henyo Barretto.

Comments (4)

  1. que gran tristeza enterarme de la desaparicion de mi amigo Pierre que conoci en el CNEARC.
    Mi mas profundo sentido pesame.
    Alain

  2. No meu nome, da Essor e numerosos depoimentos recebidos do Brasil, Moçambique e França por muitos que compartilharam momentos muito ricos na companhia de Pierre, apresentamos nossa grande triteza na perda de um amigo, colega, companheiro e parceiro. Solidaridade com seus colegas da Adafax, família e em especial para esposa e filha Cuidaremos das sementes plantadas na Paraíba e Amazona levando conosco muitas aprendizagens.

  3. Eu fiquei chorando ao receber o e-mail aprendiendome a morte de meu companheiro mais próximo. Começamos carreira compartilhando cama em comunidades agrícolas no Estado de São Paulo há quase 20 anos estagiando pela universidade. Pierre ficou no Brasil, fundando familia com Eldaa encuanto então foi para a África quasi 10 anos até gestionar uma fazenda agroecológica na França hojendia. Nestes últimos anos , o projeto que eu lidero levaba muito interes para o Pierre e visitavam nos sempre eles viajar para a França em nosso quintal. Trocamos pontos de vista sob a Adafax problemáticas de agricultura familiar no Alto Xingu.
    Pierre deixa um vazio no coração abismal e, certamente, a sua família e amigos. O Terra segue dando voltas. Mas para que mundo amanha?

    adeus, companheiro. Demora vivo até sempre no meu peito

    gines

  4. Fiquei muito triste com a notícia. Tive a feliz oportunidade de compartilhar com Pierre as atividades no Projeto Ligação na ESSOR e ADEIS. Uma pessoa com personalidade forte e também doce. Em nossos encontros no Amazonas, Moçambique e Paraíba sempre se mostrou uma pessoa acolhedora, respeitadora e muito afetuoso com todos nós. O Pierre tinha muitos sonhos simples para o futuro, foi o que sempre expressou em nossas conversas regadas ou não a cerveja. De coração espero que tenha mesmo com tanta juventude, realizado todos os sonhos.
    Deseje que a família tenha conforto e para os que acreditam, que Deus o acolha com alegria em sua nova morada.

    Valerio Ferreira Marcelo – Recife/PE

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.