Comunidade de Vila Bela da Santíssima Trindade e MPF discutirão sobre o reconhecimento da Festa do Congo como patrimônio brasileiro

Comunidade também terá a oportunidade de assistir ao documentário “Dança do Congo, uma identidade cultural”, gravado há 15 anos

MPF/MT

No sábado (07/03), o Ministério Público Federal estará em Vila Bela da Santíssima Trindade, no extremo Oeste de Mato Grosso, para discutir com a comunidade local a possibilidade da Festa do Congo obter o registro dessa tradicional manifestação cultural como patrimônio imaterial do Brasil.

Segundo o procurador da República Felipe Antônio Abreu MAscarelli, antes do início da reunião, será exibido o documentário “Dança do Congo, uma identidade cultural”, do cineasta mato-grossense Marcelo Okamura, que participará do evento.

O evento é aberto a toda sociedade vilabelense e será realizado no auditório da Câmara dos Vereadores, às 15h.

O reconhecimento de uma manifestação popular como patrimônio imaterial é concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para aqueles bens culturais que sejam referência de diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

Pode ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial aquela manifestação cultural “transmitida de geração a geração, constantemente recriada pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade”, explica o Iphan por meio da sua página na internet.

Festa do Congo – A programação da Festa do Congo traz rezas cantadas, missas em honra ao santo negro São Benedito e ao Divino Espírito Santo, alvorada e as apresentações das danças do Chorado e do Congo, manifestações que são difundidas em Vila Bela desde o século XIX.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.