Mulheres do Tapajós discutem violações de direitos

MAB – Acontece no próximo sábado (7 de março) o Seminário “As violações dos direitos das mulheres no processo de construção de barragens no Tapajós”, em Itaituba. A atividade deve reunir 120 mulheres ribeirinhas, indígenas, agricultoras e trabalhadoras urbanas.

Na atividade vai acontecer o lançamento do Projeto “Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens”, uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a entidade de cooperação Christian Aid, com apoio da União Européia. O objetivo de fortalecer a organização das mulheres na defesa de seus direitos no contexto de ameaça de construção das barragens do Complexo Tapajós e outras grandes obras, como portos para escoamento de grãos.

“Nosso objetivo é articular as diversas organizações das mulheres do Tapajós para refletir sobre os problemas que nos afetam e construir uma pauta de reivindicações conjunta”, afirma Raione Lima, coordenadora do MAB na região.

O seminário ocorrerá na Barraca de Eventos Culturais (Orla da cidade), das 8:30 às 17:00. A programação da atividade é composta de painéis temáticos como políticas públicas, violência contra as mulheres e impacto dos grandes projetos e encerrará com uma caminhada pelas ruas de Itaituba (veja abaixo programação).

A atividade é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Grupo de Apoio à Mulher Itaitubense (GAMI), Colegiado da BR 163 (Codeter), ROTARY Clube de Itaituba, Associação dos Filhos de Itaituba (Asfita) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaituba.

Programação

             Tema 1 – Impactos dos grandes projetos na vida da Mulher da Região do Tapajós;

             Tema 2 – Políticas Públicas para as Mulheres do Campo e da Cidade;

             Tema 3 – Violência contra a Mulher;

             Tema 4 – Debate sobre a construção das pautas das mulheres.

             Lançamento do Projeto: Direitos das Mulheres Atingidas por Barragens;

             Caminhada pela vida e pelo fim da violência contra as Mulheres;

             Encerramento: Lanche, Bingo e Sorteio de Brindes.

Data: 07 de março de  2015

Concentração: Barraca de Eventos Culturais (Orla da cidade)

Horário: 8:30 às 17:00

Mais informações: (93) 99205 -9765 – [email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.