MT – Após protestos por melhorias na atenção à saúde, governador recebe indígenas e promete dialogar com ministério

Só Notícias

O governador Pedro Taques (PDT) recebeu, na manhã de ontem (06), oito representantes das etnias Terena, Kayapó, Kayabi e Trumai para discutir demandas sobre a saúde nas aldeias indígenas em Mato Grosso. Taques ouviu as reivindicações e se comprometeu em dialogar com o Ministério da Justiça para que todos os problemas sejam resolvidos. O principal pedido é a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó no Mato Grosso (DSEI), Sanna Rochelle Sarmento.

O representante do cacique Raoni, Bemoro Metuktire, agradeceu a atenção que o governador tem com os indígenas. “Queremos que o governador nos ajude a conseguir melhoras na saúde de nossas aldeias nos ajudando com o diálogo junto ao Governo Federal. Estamos com muito problemas e sabemos que o governador é nosso parceiro. Esperamos que tudo será resolvido”.

No dia 30 do mês passado, representantes dos povos indígenas iniciaram o bloqueio na BR-163, em Itaúba, para exigir a substituição da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó. A situação se prolongou por quase uma semana com poucos intervalos para passagem dos veículos. Porém, os índios endureceram e chegaram a trancar a rodovia por quase 48 horas ininterruptas. A Polícia Rodoviária Federal, com reforço Força Nacional, intermediou a saída pacífica dos índios do local. O governador Pedro Taques conversou por telefone com o cacique Rondon, dos Terena, e se comprometeu em recebê-los no Palácio Paiaguás para ouvir as demandas e buscar diálogo com o Governo Federal.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tem intensificado as ações de atenção à saúde indígena, tendo como uma das principais estratégias o programa Mais Médicos. Conforme o Ministério, o DSEI Kayapó/Mato Grosso recebeu quatro médicos pelo programa, para reforçar as equipes multidisciplinares, e no último semestre foram enviadas três remessas de medicamentos para atendimento à saúde indígena da região.

Foto: Reprodução do Repórter MT.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.