Lula visita ENFF e defende atuação dos movimentos sociais no Brasil

“Esta Escola é exemplar e o MST está de parabéns pelo sucesso alcançado. Continuem formando quadros para as mudanças que o país tanto precisa”, afirmou

Por Mayrá Lima
Da Página do MST

Na manhã desta quarta (21/1), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva conheceu a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), acompanhado do jornalista e ex-ministro Franklin Martins.

Durante a visita, Lula percorreu por todas as instalações da Escola e conversou com militantes do MST sobre o atual cenário político nacional e latinoamericano.

“Esta Escola é exemplar e o MST está de parabéns pelo sucesso alcançado. Continuem formando quadros para as mudanças que o país tanto precisa”, afirmou o ex-presidente.

Para Lula, a atuação dos movimentos sociais “fará a diferença” neste próximo período. Ele defendeu a imprescindibilidade da Reforma Política e a necessidade da unidade da esquerda para o avanço das conquistas para os trabalhadores brasileiros.

“O papel do movimento social é não ser subserviente ao Governo. Não se pode abrir mão de defender os interesses do movimento que representa”, completou.

De acordo com Rosana Fernandes, integrante da Direção Nacional do MST e da coordenação pedagógica da ENFF, a visita de Lula, na condição de amigo do Movimento, integra as comemorações dos 10 anos da Escola, fundada em janeiro de 2005, mas também é espaço para se debater a reforma agrária.

“A luta pela terra é o grande motor da nossa organização. Por isso, perguntas como o porquê que não se fez a reforma agrária e o porquê que nossa pauta de reivindicação não foi executada devem ser feitas. Não queremos que Lula fique contra a presidenta Dilma, mas que ele influencie para que a reforma agrária seja feita”, disse Rosana.

Comments (1)

  1. Nossa o MST está cada vez mais tacanho. Perguntar ao Lula por que não foi feita a Reforma Agrária no País? O que ensinam nessa escola? Como bajular?
    Ele está plantando um pé de que?
    Vai substituir as milhares de árvores que estão tombando no rio Xingu, vítimas da política desenvolvimentista, levada a frente pelo Lula e pelo PT? Ou é pra representar os mortos no campo durante o governo petista? Talvez seja pra simbolicamente homenagear uns tanto milhares de árvores substituídas pelos plantios de eucalipto? Quem sabe seja uma forma ecopetista de dizer continuem estudando pra formar quadros pra servir ao Estado.
    É horrível ver que esse movimento perdeu o senso de respeito pela luta social!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.