Posse de Evo Morales será marcada por rituais indígenas em local sagrado na Bolívia

Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou presença no Fórum Econômico Mundial de Davos para participar de evento de homólogo boliviano

Opera Mundi

Quatro rituais andinos serão realizados durante a cerimônia de posse para o terceiro mandato do presidente da Bolívia, Evo Morales, nas ruínas do sítio arqueológico pré-colombiano de Tiwanaku, nesta quarta-feira (21/01).

O evento receberá 20 mil pessoas e terá a presença, até agora, de seis chefes de Estado, entre eles, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Para a cerimônia, pelo menos 200 amautas – os sábios da tradição inca – serão responsáveis pela organização.

Segundo o jornal La Razon, diferentemente de 2010, o presidente Morales será cercado pelos artefatos encontrados no local sagrado para receber a energia dos deuses antes de ir aos templos. Após a cerimônia, Morales oferecerá um jantar típico aos chefes de Estado, que também assistirão a uma dança tradicional.

Na semana passada, Dilma confirmou que iria à posse do mandatário boliviano, em vez de participar do Fórum Econômico Mundial de Davos, que acontece entre os dias 21 e 24 na Suíça.

A ida à Bolívia será a primeira viagem internacional da presidente em seu segundo mandato. De acordo com uma fonte do Palácio do Planalto, em declarações à Agência Efe, a presença de Rousseff será uma forma de “retribuir” a Evo Morales o comparecimento em Brasília, em 1º de janeiro, quando a presidente brasileira tomou posse.

O mandato do líder indígena começa oficialmente em 22 de janeiro, com o juramento perante o Legislativo, e terminará em 2020. No dia 12 de outubro de 2014, Morales foi reeleito com 59,7% dos votos, contra 25,1% do principal opositor, Samuel Doria Medina.

Foto: Governo de Evo Morales é aprovado por 79,7% dos bolivianos, aponta pesquisa de julho de 2014

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.