Liberado trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas ocupado por Krenaks

Cerca de 25 representantes do povo indígena Krenak ocuparam a EFVM neste sábado (6), próximo a Resplendor. Foto: Plínio Viana/VC no G1
Cerca de 25 representantes do povo indígena Krenak ocuparam a EFVM neste sábado (6), próximo a Resplendor. Foto: Plínio Viana/VC no G1

Ferrovia foi liberada na noite de sábado (6), por volta das 22h. Trecho próximo a Resplendor foi bloqueado no início da tarde.

G1

Índios da tribo Krenak liberaram na noite deste sábado (6), por volta das 22 horas, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), próximo a Resplendor, no Leste de Minas Gerais que estava bloqueada desde o início da tarde do mesmo sábado. A informação foi confirmada pela assessoria da Vale.

Ainda de acordo com informações da assessoria da empresa, cerca de 25 representantes do povo indígena Krenak ocuparam a EFVM. A manifestação dos indígenas afetou a operação ferroviária e paralisou, inclusive, a circulação do trem de passageiros que fazia o percurso entre Belo Horizonte e Cariacica (ES). A situação foi normalizada e o trem de passageiros voltou a circular neste domingo (7).

Uma liderança indígena da aldeia informou que a mineradora não tem cumprido acordos firmados entre as partes, em 2006, quando ocorreu um movimento parecido ao deste sábado, quando foram colocados, em cima dos trilhos, troncos de madeira e outros objetos.

Um representante da Vale esteve no local e agendou uma reunião com os índios, na aldeia, nesta segunda-feira (8), às 14 horas. Por meio de nota, a Vale também informou que “ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, contudo acredita que qualquer ato público ou manifestação deve respeitar o Estado Democrático de Direito e o direito constitucional de ir e vir”.

Comments (1)

  1. Para respeitar o Estado Democratico com o direito de ir e vir, precisa ver primeiro se se respeitou o caminho por onde se vai e vem. Parece que o caminho por onde a VALE vai e vem não respeita outros direitos maiores, o primeiro deles o direito à administração do próprio território!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.