Amazad Pana’adinhan: percepções das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas – CIR lança livro dia 15/10

livro cir mudanças climáticas

Publicação aborda percepções indígenas sobre as mudanças climáticas e apresenta plano para seu enfrentamento

CIR

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) convida para o lançamento do livro Amazad Pana’adinhan: percepções das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas – Região Serra da Lua/RR. Organizada por Sineia Bezerra do Vale (Coordenadora do Departamento Ambiental e Territorial do CIR) e pelo antropólogo Alessandro Roberto de Oliveira, a partir do trabalho autoral de 18 Agentes Territoriais e Ambientais Indígenas (ATAIs) e três professores indígenas, a publicação expressa o protagonismo do CIR e a preocupação deste com a melhor forma de apoiar os povos de Roraima a se adaptarem às mudanças climáticas, garantindo simultaneamente a sua segurança ambiental e os seus meios de vida.

A obra sistematiza e sintetiza um longo e cuidadoso processo de pesquisas colaborativas (os “estudos de caso”) conduzidas pelos ATAIs em comunidades de três terras indígenas (Jacamim, Malacacheta e Manoá-Pium) de uma região específica (a Serra da Lua). Seu objetivo é evidenciar e valorizar a contribuição dos conhecimentos e práticas tradicionais indígenas, de modo a entender como tais povos e comunidades estão modificando seus meios de vida e incorporando novas abordagens para lidar com o que eles entendem serem transformações do mundo, do tempo e do espaço em que vivem – transformações das quais eles são, ao mesmo tempo, agentes e pacientes. Ao final, se esboça um plano de enfretamento às mudanças climáticas.

Amazad Pana’adinhan se soma, assim, a um conjunto de publicações similares, que tem se avolumado recentemente, enfocando a relação entre povos indígenas e mudanças climáticas em diferentes contextos culturais e ambientais no Brasil e no mundo. Ela pretende fazer pontes entre, por um lado, regimes de conhecimentos indígenas e experiências locais, e por outro, a formulação de políticas e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas às escalas nacional e global.

O lançamento do livro, que será distribuído gratuitamente, ocorre no contexto do Módulo II (Mitigação e Adaptação nos Territórios Indígenas) do Seminário “As Mudanças Climáticas sob o Olhar dos Povos Indígenas do Brasil”. Na ocasião, o livro será apresentado pelos seus organizadores.

Serviço

Lançamento do livro Amazad Pana’adinhan: percepções das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas – Região Serra da Lua/RR

Data: 15 de outubro (quarta-feira)

Horário: 18h30 – apresentação do livro às 19h no mini-auditório no subsolo da Livraria Sebinho

Local: Livraria Sebinho – SCLN 406 – Bloco C

Comments (1)

  1. Trabalho com povos indígenas e atualmente com foco nas mudanças climáticas. Gostaria de saber como adquirir um exemplar dessa publicação.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.