Carta aberta da APIB sobre a vacância na presidência da FUNAI

apibSra. Dilma Rousseff
Presidenta da República

Sr. Aloizio Mercadante
Ministro Chefe da Casa Civil

Sr. José Eduardo Cardoso
Ministro da Justiça

Sra. Débora Duprat
Coordenadora de Coordenação e Revisão do MPF

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), considerando a atual situação da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, órgão indigenista oficial do Estado brasileiro que nos últimos tempos tem vivenciado período de perseguição por parte das forças anti-indígena e fragilidade política no âmbito do governo federal. Diante dos constantes ataques aos direitos historicamente conquistados pelos Povos Indígenas do Brasil urge fortalecer a estrutura estatal que tem por função precípua a defesa de nossos interesses. Neste momento, este órgão vinculado ao Ministério da Justiça que tem por missão institucional a proteção e promoção de nossos direitos e a função de coordenar a execução da política indigenista do Governo Federal encontra-se sem presidente.

Nossas comunidades, lideranças e organizações mantém com a fundação articulações concretas que tem por objetivo a demarcação dos territórios tradicionais, a defesa do meio ambiente e do modo de vida tradicional e a manutenção do bem viver dos povos indígenas; razão pela qual a vacância na gestão da instituição indigenista preocupa o movimento indígena e demonstra a não prioridade da política indigenista no âmbito do governo federal.

A ausência do presidente (a) inviabiliza as ações em execução, pois estas dependem intrinsecamente de atos coordenados pela Funai, do aparato estatal e da decisão de gestão governamental, e uma vacância duradoura  inviabiliza as proposições em andamento, colocando em risco a continuação das atividades nas terras indígenas.

A título de exemplo, citamos as ações de gestão ambiental desenvolvidas pela Fundação Nacional do Índio norteadas pela Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída pelo decreto 7.747, de 05 de junho de 2012, tendo por objetivo garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas, assegurando a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural dos povos indígenas, respeitando sua autonomia sociocultural.

A APIB consigna ainda que está em andamento o processo de realização da I Conferência Nacional de Política Indigenista, na qual estará em discussão o tema “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas sob o paradigma da Constituição de 1988”. Ocasião de reafirmação “das garantias reconhecidas aos povos indígenas no país” e a proposição de “diretrizes para a construção e consolidação da política indigenista nacional”, tal qual reza o Decreto No. 141 de convocação da Conferência.

Aproveitando o ensejo, a APIB ressalta a gestão da ex–presidenta Sra. Maria Augusta Boulitreau Assirati, que foi marcada pelo diálogo com o movimento indígena, defesa dos direitos conquistados e fortalecimento da autonomia dos povos indígenas. Apregoamos que as futuras gestões devem ser orientadas por estes princípios, garantindo-se a participação dos povos indígenas.

Por fim, exigimos do Ministro da Justiça agilidade na nomeação imediata do cargo de Presidência da Fundação Nacional do índio – Funai.

Brasília – DF, 09 de outubro de 2014.

Comments (5)

1. Diário Oficial da União – 196 – 10/10/2014 – Seção 2

Portaria PR/CC n° 723, de 09/10/2014 – EXONERA, a pedido, MARIA AUGUSTA BOULITREAU ASSIRATI da interinidade no cargo de Presidenta da FUNAI, código DAS 101.6, a partir de 1º de outubro de 2014. (p. 1)

Portaria PR/CC n° 724, de 09/10/2014 – EXONERA MARIA AUGUSTA BOULITREAU ASSIRATI do cargo de Diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da FUNAI, código DAS 101.5, a partir de 1º de outubro de 2014. (p. 1)

Portaria PR/CC n° 725, de 09/10/2014 – NOMEIA FLÁVIO CHIARELLI VICENTE DE AZEVEDO, para exercer, interinamente, o cargo de Presidente da FUNAI, código DAS 101.6, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa. (p. 1)

2. Todo apoio à reivindicação da APIB.E que a nova presidência tenha muito comprometimento com a causa indígena, e principalmente se comprometa com a situação dos povos indígenas do Cerrado!

3. Considero muito boa a intervençao da APIB,sobre a vacancia da FUNAI, e acho que nossas organizaçoes regionais deveriam reforçar essa carta aberta da APIB atravez de notas.