Por que a Marcha (Inter)nacional contra o Genocídio do Povo Negro foi realizada pela primeira vez em Vitória?

Foto: ?Luana Rebouças
Caminhada para a Marcha. Foto: Luana Rebouças

Combate Racismo Ambiental

Trecho de matéria de Luana Rebouças, publicada ontem, 22, no Folha Vitória:

“O manifestante Adriano Monteiro informou que esta é a segunda Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro, porém a primeira vez no Espírito Santo. “Esta marcha está acontecendo em 18 capitais e 15 países como Colômbia, Bolívia e Estados Unidos para o fim do extermínio da juventude negra e contra os índices de mortalidade de pessoas negras”.

Entre os diversos casos de homicídio que foram registrados na Grande Vitória esta semana estão jovens negros. Na noite de segunda-feira (18), um jovem de 19 anos foi executado a tiros no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha.

Na mesma noite, um ex-presidiário de 24 anos morreu baleado em Maria Ortiz, Vitória. Na terça-feira (19) foi a vez de um homem de 29 anos assassinado com 20 tiros em Valparaíso, na Serra. Na mesma noite, outros três jovens, entre 17 e 28 anos, levaram tiros no bairro Alecrim, em Vila Velha. Os crimes tem características semelhantes: homens jovens de periferia, a maioria negros. Esse é o cenário do mapa da violência no Estado que a marcha luta para mudar”.

Sem necessidade de comentários.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.