Rede Internacional atualiza lista de agrotóxicos altamente perigosos

morte!_12Da PAN Internacional

Já está disponível a nova lista atualizada de pesticidas “altamente perigosos” produzida pela Rede Internacional de Pesticidas (PAN International).

A primeira versão foi feita em 2008 e publicada em janeiro de 2009. Desde então, a lista foi atualizada várias vezes, trazendo o ranking dos pesticidas mais nocivos à saúde da população e ao meio ambiente. 

Em 2013/2014, foi criado o Grupo de Trabalho sobre critérios de produção de pesticidas. A PAN International revisou esses critérios e atualizou a lista.  Esta mesma versão é baseada também na nova lista de critérios Hazard adotada pelo PAN em junho. 

Estes novos critérios incluem 296 ingredientes ativos em pesticidas de todo o mundo, e que são reconhecidos pelas seguintes características: alta toxicidade com efeitos crônicos de longo prazo (carcinógeno humano, mutagénicas, tóxicas para a reprodução, disruptor endócrino) ou altamente tóxicos para as abelhas, organismos aquáticos, muito resistentes à água, solo ou que contenham resíduos bioacumuláveis, incluídos nas convenções internacionais de toxidade ambiental. (Estocolmo, Roterdã, Montreal) 

Há décadas, a distribuição e o uso de pesticidas é motivo de preocupação. Desde a sua fundação em 1982, a PAN vem realizando estudos e atividades de relevância no assunto, baseado-se nos padrões internacionais mais eficazes para a eliminação de pesticidas. 

A lista de pesticidas fornece uma base para as atividades de implementação da proibição progressiva dos agrotóxicos, e sua substituição por alternativas agroecológicas e outras alternativas não químicas. 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.