Arqueólogos descobrem cemitérios indígenas no Amapá

urnas funerárias e de oferendasPoços funerários abrigavam restos mortais indígenas. Material estava enterrado em uma vila de remanescentes de quilombo.

G1

Poços funerários que abrigavam restos mortais indígenas foram descobertos no Amapá. O sítio arqueológico fica na zona rural de Macapá.

A espátula pouco a pouco revela o passado de índios que viveram na região do Amapá há mil anos. O trabalho é minucioso, feito com muita paciência pelos arqueólogos do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (IEPA).

O material estava enterrado em uma área de quatro hectares, próximo a comunidade do Curiaú, uma vila de remanescentes de quilombo, a 15 quilômetros do centro de Macapá.

“Esse aqui é o achado mais significativo no sitio até agora. A gente tem um poço funerário com três câmeras laterais contendo urnas funerais em cada uma. É um achado inédito”, explica o arqueólogo João Saldanha.

No poço, em uma espécie de sepultura de uma família inteira, foram encontradas três urnas funerárias grandes com restos mortais. As menores eram usadas para oferendas durante o sepultamento.

O maior cuidado dos pesquisadores é na hora de retirar as urnas, tudo pra manter a maior integridade possível do material.

urna grande

Depois de resgatadas, as urnas serão levadas para laboratório e os estudos continuam. No caso da cerâmica, a análise poderá dizer a qual etnia indígena ela pertencia. Além da identificação, as análises devem revelar também a causa das mortes e as doenças da época em que viveram os índios.

Os resultados do trabalho devem ser publicados daqui a dois anos e conta com o apoio de estudiosos da Universidade Federal do Amapá.

vasos para oferendas

Comments (3)

  1. E depois ? Voltam para a terra donde foram retiradas ? Tem indios envolvidos neste excavacao ? Sao ancestrais de algum povo; os restos lhes pertencem ou pertencem ao lugar donde foi retirados, nao em museus.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.