Atingidos por Belo Monte exigem agilidade em reassentamento urbano

belo monte assentamento

MAB – Os atingidos por Belo Monte estão angustiados com a demora da Norte Energia em garantir o reassentamento das famílias dos baixões de Altamira. A empresa se comprometeu a mudar 4.100 famílias até o fim do ano, mas até agora só foram mudadas 257 famílias.

“Disseram que está tudo certo já faz dois meses, mas até agora não sabemos quando vai ser a mudança”, criticou Janaína, moradora do bairro Boa Esperança. Na sua rua, muitas famílias já foram mudadas para o loteamento Jatobá, mas algumas ficaram para trás e se sentem inseguras.

O próprio gerente de realocação urbana da Norte Energia, Amauri Daros, reconheceu o atraso: “Nossa meta é mudar de 28 a 32 famílias por dia, mas até agora a média está sendo 15 por semana”, afirma. Segundo ele, há atraso na construção das casas, feitas por uma terceirizada, a Construtora Central do Brasil (CCB) e na instalação elétrica, que depende da Celpa.

Em reunião ocorrida na manhã dessa sexta-feira na Casa de Governo (4 de julho), os atingidos organizados no MAB, a Norte Energia e representante do Governo Federal se reuniram para que a empresa prestasse conta para os atingidos das mudanças realizadas. Essa reunião acontece quinzenalmente desde a Jornada de Lutas de Março, quando o Movimento começou a cobrar a agilidade da empresa na mudança das famílias. Naquele momento, a região Amazônica enfrentava um inverno rigoroso, o rio Xingu chegou a subir oito metros e mais de 1000 famílias ficaram desabrigadas por causa das enchentes.

“Temos medo de passar outro inverno nos baixões, até porque o comportamento do rio já está diferente com a barragem, que já está mais da metade concluída”, afirma Edizângela, militante do MAB. Além disso, nem todos os cadastrados terão direito a uma nova casa. A empresa realizou 7.790 cadastros, mas só está construindo 4.100 casas.

Outra preocupação diz respeito a muitas famílias nas áreas atingidas que não foram sequer cadastradas pela Norte Energia. A empresa está realizado “estudos de caso”, mas não admite abrir novos cadastros e quer apenas endereçar as famílias para programas habitacionais. “Isso nos preocupa porque muitas famílias que são de fato atingidas podem ficar para trás, sem seus direitos garantidos”, lembra Edizângela.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.