Protestos contra a duplicação da EFC no interior do Maranhão

efc maranhao

Rede Justiça nos Trilhos

São João, Santa Maria, Pau Ferrado e 21 de Maio são comunidades do interior de Buriticupu-MA, afetadas pelas operações de duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), sob a responsabilidade da empresa Vale S.A. As obras de duplicação são motivos de repetidos protestos.

Há menos de um mês, os moradores da Vila União (outro povoado de Buriticupu) ocuparam a estrada que dá acesso aos canteiros de obras da Vila Pindaré por um dia e meio. Eles protestaram contra a Vale por não terem sido cumpridas as promessas de geração de emprego no povoado. A empresa, assim como chegou na década de 80, quando foi iniciada a construção da estrada de ferro, prometeu vagas de trabalho para os residentes das comunidades que se localizam próximas aos canteiros de obras. Essas promessas não foram cumpridas há duas décadas e o mesmo acontece agora, com a duplicação da estrada.

Indignados com a situação, os moradores do interior de Buriticupu voltaram à estrada que leva ao canteiro de obras da Vale na Vila Pindaré e realizam mais uma manifestação. Dessa vez foi uma ocupação realizada pelas comunidades 21 de maio, São João, Santa Maria e Pau Ferrado.

As comunidades bloqueiam a estrada desde ontem (2) pela manhã. Por lá só passam os carros de linha, enquanto os carros da empresa e os ônibus que levam os funcionários diariamente do centro de Buriticupu até o canteiro de obras são impedidos de passar.

Essas comunidades também reivindicam vagas de trabalho no canteiro de obras, demonstrando decepção com a empresa, pelas promessas de emprego não cumpridas. De acordo com os moradores que participam da ocupação, o clima está tenso, as comunidades temem uma intervenção violenta para desobstruir a passagem, mas não querem abrir caminho até que um representante da empresa dialogue com os moradores e satisfaça suas expectativas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.