MA – Indígenas Ka’apor interditam BR 316 por melhorias na saúde e a retirada de madeireiros de áreas indígenas

Foto: Página de Lucimar Carvalho no Facebook
Foto: Página de Lucimar Carvalho no Facebook

Jornal Vias de Fato

Indígenas da etnia Ka´apor interditaram na manhã de hoje (3) a BR-316, próximo ao município de Araguanã, distante aproximadamente 300 km de São Luis. A ponte que liga o município a Nova Olinda foi bloqueada.

O protesto é contra a invasão do seu território por madeireiros e serrarias que saíram do Pará e do entorno da Terra Indígena Awá, ( recentemente desintrusada) e também pelo descaso do governo do Estado com a saúde e a educação indígena. Eles exigem a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Semana passada os Ka´apor divulgaram uma nota denunciando que estão sendo vítimas de tiros, agressões, intimidações, ameaças e perseguições na cidade. E que dois grupos de madeireiros em dois municípios da região se juntaram e estão ameaçando invadir duas aldeias da Terra Indígena nos municípios de Nova Olinda do Maranhão e Santa Luzia do Paruá e até agora nenhum órgão tomou nenhuma providência no sentido de garantir a segurança dos indígenas.

De acordo com os Ka´apor, existe uma determinação judicial que está para vencer no final deste mês, onde a Funai deveria criar Postos de fiscalização e vigilância com a anuência e participação dos indígenas e, até o presente momento, nada foi feito.

O território dos Ka´apor se trata da última e maior área indígena remanescente de floresta amazônica na Amazônia Oriental. Sem contar a TI Awá e REBIO Gurupi, devastadas por fazendeiros e madeireiros, mas desintrusada em fase de proteção.

Os indígenas garantem que não encerrarão o protesto até que suas reivindicações sejam atendidas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.