Policia Militar de Lábrea em parceria com ICMbio faz a apreensão de grande quantidade de peixes ornamentais

Apreensão de peixes ornamentais em Lábrea. Fotos: José Rodrigues
Apreensão de peixes ornamentais em Lábrea. Fotos: José Rodrigues

Por José Rodrigues, em Progresso de Lábrea

No dia 01/07/2014, por volta das 14:30 horas, a Policia Militar da 4ª CIPM/Onça Gardiões do Purus, de Lábrea/AM, sob o comando do Tenente Laurênio Santos, tendo como patrulheiro os sargentos F. Lima e Sobral, em parceria com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), deu inicio à Operação Jacaré, no porto da cidade de Lábrea. Fizeram a apreensão de 800 caçapas e um grande saco plástico contendo aproximadamente 500 mil peixes ornamentais, que estavam em uma embarcação às margens do Rio Purus.


A apreensão aconteceu após os fiscais do ICMbio e Polícia Militar de Lábrea receberem denúncia de que uma embarcação de pequeno porte estava comprando grande quantidade de peixes ornamentais, que eram retirados das áreas de igapó próximo à comunidade Jucurí, no Rio Purus.

A equipe da Policia Militar, em conjunto com ICMbio, deslocou-se até o Porto da Comara e no local encontrou a embarcação que estava carregada com as caçapas e o saco plástico contendo os peixes ornamentais e já as repassava para uma embarcação de grande porte para fazer o transporte até Manaus.

Foi feito contato com o proprietário da embarcação, conhecido como Gregório, e ele informou que comprou os peixes a 10 reais o milheiro e que os peixes eram na maioria da espécie Limpa Vidro e Nadadeira, que seriam transportados para o município de Barcelos onde seriam comercializados.

Todos os peixes e materiais foram apreendidos, e o responsável pelo carregamento de peixe ornamental foi conduzido para que se fossem realizados os procedimentos cabíveis.

Após a realização dos procedimentos a equipe de Policiais, fiscais do ICMbio e representantes das associações dos moradores das Resex Médio Purus e Ituxí deslocaram-se em lancha do ICMbio para realizar a soltura dos peixes ornamentais na boca do Rio Ituxí.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.