Dourados: Guerreiro Guarani-Kaiowá executado com dois tiros na cabeça

Luto-300x225Por Tereza Amaral

O guerreiro Carvalino Kaiowá, 61 anos, foi executado com dois tiros na cabeça por volta das 22:00h de ontem. Dois jovens que iam trabalhar encontraram o corpo próximo da aldeia na manhã deste sábado. O indígena morava na área retomada Gwyrakambiy na propriedade do fazendeiro Cícero Bastos. O corpo se encontra no IML de Dourados.

Com a retirada da Força Nacional do Mato Grosso do Sul devido à Copa, indígenas estão cercados numa sucessão de episódios extremamente violentos. Desde a última quinta-feira o indígena Guarani-Kaiowá Anderson Vegas está desaparecido depois de ter sido abordado por policiais civis no Distrito de Bocajá. Eles tomararam a sua moto, o teriam prendido e até o momento a família não consegue localizá-lo, segundo informações repassadas a este Blog.

Na semana passada o cacique Expedito da Silva foi interceptado por uma caminhonete de cor vermelha e Valmir Guarani-Kaiowá, genro de Nísio Lopes, foi sequestrado, torturado e abandonado amarrado a uma árvore depois de colocarem um líquido amargo em sua boca. Ele conseguiu se desamarrar e sobreviveu ao ataque de quatro homens encapuzados.

Comments (8)

  1. O embate, que fique claro, não são com colonos e pequenos agricultores, mas com grandes proprietários de terra, não tenham dúvidas!!

  2. Mas o que está acontecendo com os agricultores que estão sendo espulsos de suas terras com uma mão na frente e outra atrás vcs não se lembram, não lembram do caso dos agricultores que foram mortos no Sul e no Norte do País, ai ninguém fala nada né! Não pretendo justificar violência com violência mesmo pq isso é inadimissivel, mas espero que abram seus olhos, pois esse povo que se diz injustiçado também comete muitas injustiças e ninguél fala nada. è uma pena que a população indigena seja usada como massa de manobra por certas pessoas e ONGS para atender a seus interresses!!!!!!!!

  3. Um grande absurdo! Em pleno século XXI este tipo de situação ainda perdurar. Destróe-se aqueles que construíram o país, que foram, com muita luta, capazes de dar continuidade a construção histórica e cultural de um povo tão rico. Os povos nativos (indígenas) não podem continuar a sofrer violações como estas, fere o direito mínimo do ser humano. A sociedade precisa mudar a mentalidade, para que com isso o Estado possa alterar suas posturas. EU DIGO BASTA! E QUERO MUDANÇA!

  4. SÃO OS REFLEXOS DA COPA DO MUNDO QUE EM VEZ DO GOVERNO OFERCER AOS POVOS INDIGENA VAI COMBATER OS MANIFESTANTES QUE CRITICAM OS RECURSOS EXORBITANTES GASTOS NA COPA.

  5. Inadmissível omissão das autoridades ao não proteger a vida de grupos étnicos vulneráveis. Repudio a omissão!

  6. Inadmissível omissão das autoridades ao não proteger a vida de grupos étnicos vulneráveis. Repudio a omissão!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.