Avanços das políticas de igualdade racial para povos e comunidades tradicionais são discutidos em encontro no Rio Grande do Sul

Programação inclui Oficina de Trabalho Intermunicipal sobre Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais, com a participação de gestores locais

SEPPIR – “Os avanços da Política de Promoção da Igualdade Racial no Brasil” é o tema do encontro realizado pela Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico (CIDEJA), nos dias 9 e 10 de junho de 2014, na Universidade Federal de Pelotas (RS).

O objetivo da ação é valorizar o fortalecimento do diálogo entre as instituições que tem como competência trabalhar com as políticas públicas voltadas para os povos e comunidades tradicionais, uma vez que serão pactuadas ações de implementação de políticas públicas a partir dos diagnósticos apresentados para gestores. A ocasião irá favorecer o intercâmbio de experiências entre os gestores municipais, assim como a avaliação do panorama sobre a situação das comunidades quilombolas, povos e comunidade tradicionais de Matriz Africana e Ciganos no Estado.

A ministra da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros abre o evento com a palestra “Os Avanços da Política de Promoção da Igualdade Racial no Brasil para os povos e comunidades tradicionais Quilombola, Matriz Africana e Ciganos”.

O evento contará com a participação de sete municípios que compõem o Consórcio da Bacia do Rio Jaguarão: Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Piratini e Herval, e mais quatro cidades convidadas: Pelotas, Canguçu, Piratini, São Lourenço e Morro Redondo.

Atividades

Durante o encontro acontece a “Oficina de Trabalho Intermunicipal sobre Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais”, que faz parte das ações previstas no Planejamento de 2014, da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (SECOMT/SEPPIR), no âmbito da pauta do Pacto Federativo. Essa será a terceira oficina de uma série. Já foram realizadas oficinas no Piauí, em março, e em Goiás, em abril, envolvendo cerca de 14 municípios dos dois estados e com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais e lideranças tradicionais.

Ainda como parte da programação, será realizada a “Capacitação sobre Tarifa Social e Uso Racional, Seguro e Eficiente da Energia Elétrica” pelo Ministério das Minas e Energia (MME). A atividade é fruto de uma parceria entre o MME e a SEPPIR no contexto do Programa Brasil Quilombola (PBQ) e do Programa Luz para Todos (LpT) que será realizada em 11 estados. Além das capacitações, o MME tem realizado diagnósticos voltados para desenvolvimento de projetos-piloto na área de inclusão produtiva.

Informações
Data: 09 e 10 junho de 2014.
Local: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Campus Capão do Leão, Auditório da Faculdade de Agronomia – Capão do Leão/RS
Horário: 9 h

Comments (2)

  1. Só sabemos o que publicamos, Vera Lucia. Talvez na página da universidade haja mais informação. Ou na da Seppir…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.